Plano das Bacias PCJ: audiências públicas serão realizadas em Piracicaba e Camanducaia

Nos próximos dias 16 e 17 de outubro, audiências públicas em Piracicaba (SP) e Camanducaia (MG) abrirão espaço para discussão sobre o futuro dos recursos hídricos das Bacias Hidrográficas do Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí. Os temas que serão debatidos fazem parte da revisão do Plano das Bacias PCJ 2010 a 2020 e englobam questões atreladas à cinco Cadernos Temáticos, que tratam de garantia de suprimento hídrico, melhoria da qualidade dos corpos d’água, uso e conservação da água no meio rural e recomposição florestal, águas subterrâneas e educação ambiental.

Leia mais...

Plano para implantar rede de monitoramento de águas subterrâneas nas Bacias PCJ chega em sua fase final

O Plano de Monitoramento Quali-Quantitativo das águas subterrâneas na região abrangida pelas Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Bacias PCJ) chega em sua fase final neste mês de outubro. A última etapa, que consiste na apresentação do plano de implantação da rede de monitoramento de águas subterrâneas, foi realizada nesta segunda-feira (07/10/2019), em reunião na Agência das Bacias PCJ, em Piracicaba.

Leia mais...

Mais de 312 usuários de recursos hídricos podem ter outorga suspensa ou revogada

Os usuários de recursos hídricos das Bacias PCJ que estão inadimplentes podem ter a outorga suspensa ou revogada. A medida, passou a valer no dia 9 de setembro de 2019, quando foram publicadas as Portarias do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) N° 4.905 e N° 4.906, que regulamentam a ação.

Leia mais...

Estudo apresenta alternativas para o abastecimento de água na Bacia do Rio Corumbataí

Uma série de alternativas para o abastecimento de água na Bacia do Rio Corumbataí ao longo dos próximos 20 anos foi apresentada hoje durante reunião técnica na Agência das Bacias PCJ, em Piracicaba. A atividade faz parte da terceira etapa do estudo que visa estabelecer cenários e planejamento das alternativas de abastecimento de água para os nove municípios que pertencem à esta bacia: Analândia, Corumbataí, Cordeirópolis, Charqueada, Ipeúna, Itirapina, Piracicaba, Rio Claro e Santa Gertrudes. O estudo deve ser concluído em novembro.

Leia mais...

Governo do Estado libera R$ 5,2 milhões da cobrança pelo uso da água para as Bacias PCJ

Três municípios das Bacias PCJ (Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí) serão beneficiados com cerca de R$ 5,3 milhões da Cobrança PCJ Paulista (cobrança pelo uso da água em rios de domínio do Estado de São Paulo). A cerimônia de assinatura de contratos dos empreendimentos ocorreu nesta segunda-feira, dia 23 de setembro, no Palácio dos Bandeirantes, com a presença do governador João Dória.

Leia mais...

Barjas Negri oficializa doação de terreno para a Agência das Bacias PCJ

A doação do terreno para construção da sede própria da Agência das Bacias PCJ foi oficializada nesta segunda-feira, dia 23 de setembro, em ato no Gabinete do Prefeito de Piracicaba, Barjas Negri. O administrador municipal, que também é presidente dos Comitês PCJ, sancionou a lei que autoriza a cessão de área de 3,9 mil m² no Parque Tecnológico de Piracicaba para Agência das Bacias PCJ. A expectativa da diretoria da Agência é a de iniciar a obra até o segundo semestre de 2020 e concluí-la até o final de 2021.

Leia mais...

Parcela mineira das Bacias PCJ discute plano para melhoria dos recursos hídricos na região

Ações para a melhoria dos recursos hídricos na parcela mineira das Bacias PCJ foram discutidas nesta quinta-feira, dia 12 de setembro, com a apresentação e discussão da minuta do Sumário Executivo daquela região de Minas Gerais, referente à revisão do Plano das Bacias PCJ 2010-2020. A atividade ocorreu durante a 3ª Reunião Ordinária do Comitê das Bacias dos Rios Piracicaba e Jaguari (CBH-PJ1), colegiado mineiro dos Comitês PCJ.

Leia mais...

Projeto de Lei é aprovado e Agência PCJ recebe terreno para construção de sede

A construção de uma sede própria para a Agência das Bacias PCJ foi garantida nesta semana com a aprovação dos vereadores de Piracicaba ao projeto de lei da Prefeitura, que autoriza a doação de um terreno de cerca de 3,9 mil metros quadrados, situado no Parque Tecnológico. As votações, em primeiro e segundo turnos, ocorreram nas sessões de Câmara de Vereadores nas segundas-feiras, dias 2 e 9 de setembro.

Leia mais...