Comitês PCJ vão investir R$ 12,6 milhões em oito projetos de saneamento

Aproximadamente R$ 12,6 milhões arrecadados com a cobrança pelo uso da água em rios de domínio da União (Cobrança PCJ Federal) serão investidos pelos Comitês PCJ e Agência das Bacias PCJ (rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí) em oito projetos na área de saneamento básico. Os contratos de transferência serão assinados na 20ª Reunião Ordinária dos Comitês PCJ, que será realizada a partir das 9h30 de sexta-feira, dia 15/12/2017, no Instituto de Zootecnia (IZ), em Nova Odessa.

Leia mais...

Comitês de Bacias paulistas preparam-se para o 8º Fórum Mundial da Água

Os 21 Comitês de Bacias Hidrográficas paulistas estão se preparando para representar o Estado de São Paulo no maior evento mundial sobre água que, pela primeira vez, vai acontecer no hemisfério Sul. O 8º Fórum Mundial da Água será realizado entre os dias 18 e 23 de março de 2018, em Brasília (DF), no qual são esperados cerca de 30 mil representantes de mais de 100 países.

Leia mais...

Simpósio da Câmara Técnica de Saneamento dos Comitês PCJ abordará a “Redução de perdas de água e de impactos nos recursos hídricos”

A Sustentabilidade nas Bacias Hidrográficas dos Rios PCJ (Piracicaba, Capivari e Jundiaí) através da Redução de Perdas de Água e de Impactos nos Recursos Hídricos será o tema do 2º Simpósio da Câmara Técnica de Saneamento dos Comitês PCJ (CT-SA), no próximo dia 12 de dezembro. O evento acontecerá das 9h às 17h20, na Faculdade de Tecnologia (FT) da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), em Limeira.

Leia mais...

Comitês PCJ encerram primeiro ciclo de gestão da nova outorga do Sistema Cantareira e apontam desafios

O primeiro ciclo da nova outorga do Sistema Cantareira sob a gestão dos Comitês PCJ (rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí) e órgãos gestores ANA/DAEE será encerrado nesta quinta-feira (30/11/2017), com inúmeras conquistas, mas, também, desafios.

Leia mais...

Câmara Técnica de Planejamento aprova minuta de deliberação com cronograma e regras para seleção de áreas e projetos na Política de Mananciais dos Comitês PCJ

A minuta da deliberação que define cronograma e regras para seleção de áreas e de propostas de demanda induzida no âmbito da Política de Recuperação, Conservação e Proteção de Mananciais dos Comitês PCJ foi aprovada na manhã desta sexta-feira (24/11/2017), durante a 69ª Reunião Ordinária da Câmara Técnica de Planejamento (CT-PL). O evento aconteceu no campus de Limeira da Faculdade de Tecnologia da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), com a participação de cerca de 80 pessoas.

Leia mais...

Comitês PCJ reduzem vazão do Cantareira para 4,5 m³/s

A ocorrência de chuvas e previsão de novas precipitações nos próximos dias fizeram com que os Comitês PCJ (Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí) decidissem pela redução das descargas de águas do Sistema Cantareira para as Bacias PCJ de 12 m³/s para 4,5 m³/s. A nova vazão já ocorre desde o último final de semana e será um dos assuntos a serem debatidos na 175ª Reunião Ordinária da Câmara Técnica de Monitoramento Hidrológico dos Comitês PCJ (CT-MH), nesta terça-feira, dia 31 de novembro, na sede do DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Americana. (mais informações abaixo)

Leia mais...

Integração, gestão de recursos, fortificação dos comitês de bacias, mudanças climáticas, desafios e metas marcam edição 2017 do ENCOB

Como trabalhar de modo integrado para gerenciar e preservar os nossos recursos hídricos, de modo a viabilizar um futuro melhor e sustentável ao país. Em linhas gerais, esse foi o tom da edição deste ano do XIX ENCOB (Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas), que se encerrou na sexta-feira (10/11/2017). O evento reuniu, em Aracaju (SE), mais de 800 pessoas, entre representantes de comitês de bacias, entidades ligadas à gestão hídrica, e técnicos.

Leia mais...

Agência das Bacias PCJ recebe 19 inscrições para projetos de demanda espontânea

A Agência das Bacias PCJ recebeu, entre os dias 6 e 8 de novembro, as inscrições de 19 projetos de demanda espontânea para captação de recursos das Cobranças PCJ e da Compensação Financeira dos royalties do setor hidrelétrico. São nove projetos na área de combate às perdas de água (Programa de Duração Continuada 05) e outros 10 relacionados ao tratamento de esgoto (PDC03).

Leia mais...