Agência das Bacias PCJ dá início a estudo que visa prevenir enchentes nos municípios da Bacia do Rio Jundiaí

Onze municípios serão beneficiados com Plano de Macrodrenagem; investimento neste estudo é de cerca de R$ 1,5 milhão, proveniente da Cobrança PCJ Federal

Leia mais...

Inovações tecnológicas são temas de seminário da CT-ID dos Comitês PCJ em Piracicaba

“Inovações Tecnológicas e Pesquisas Aplicadas à Gestão do Saneamento e Recursos Hídricos” são os temas do seminário que será promovido pela Câmara Técnica de Integração e Difusão de Pesquisas e Tecnologias (CT-ID) dos Comitês PCJ, em Piracicaba, com o apoio da Agência das Bacias PCJ. O evento será no dia 21 de fevereiro (quinta-feira), das 14h às 18h, no Núcleo de Educação Ambiental de Piracicaba (NEA/SEDEMA).

Leia mais...

Escola da Água e Saneamento inicia capacitações com o objetivo de aprimorar os serviços prestados à população

A Escola da Água e Saneamento iniciou nessa segunda-feira, dia quatro de fevereiro, a primeira aula da Turma 1 do curso “Instalação e Manutenção de Redes e Ramais de Água e Esgoto”, no Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Americana (SP). As capacitações acontecem até a próxima sexta-feira, dia oito, das 8h às 17h e contarão com aulas práticas, também. Participaram da abertura da aula inaugural, o diretor geral da Agência Reguladora de Saneamento (ARES-PCJ), Dalto Favero Brochi, o presidente da Agência das Bacias PCJ, Sérgio Razera, e o secretário executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz.

Leia mais...

João Jerônimo prepara livro de memórias sobre as Bacias PCJ

Especialista em recursos hídricos, João Jerônimo Monticeli, foi um dos importantes personagens que fizeram parte da história das Bacias PCJ (Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí) e da “luta pela água” ocorrida na década de 80, que culminou com a fundação do Consórcio PCJ, em 1989. Agora, JJ, como também é conhecido, colocará tudo no papel. Ele prepara o livro “Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí: Memórias”, que deverá ser lançando ainda neste primeiro semestre.

Leia mais...

MENSAGEM DO FÓRUM NACIONAL DE COMITÊS DE BACIAS HIDROGRÁFICAS

O Fórum Nacional de CBHs vem a público manifestar sua solidariedade às vítimas desta tragédia social, ambiental e econômica no município de Brumadinho em Minas Gerais. Neste momento, o FNCBH acompanhá às ações de socorro às vítimas e de apoio à população atingida na bacia do Rio Paraopeba. Passada a fase crítica e urgente, o FNCBH buscará contribuir com as avaliações dos impactos sociais, ambientais e econômicos desta que poderá ser uma tragédia maior do que foi em Mariana. O FNCBH procurará contribuir incansavelmente em todas as esferas pertinentes para que as ações de segurança de barragens instituídas na Política Nacional de Segurança de Barragem, discutidas nos Conselhos Nacional e Estadual de Recursos Hídricos, nos Comitês de Bacia Hidrográfica e na sociedade sejam de fato efetivadas na prática. O FNCBH, representado pelo seu Coordenador, estará toda a semana em Belo Horizonte. Em conjunto com o Fórum Mineiro de CBHs, com o CBH do Rio Paraopeba, CBH Rio das Velhas, demais afluentes do Rio São Francisco e com Agência Peixe Vivo, participará das atividades vinculadas ao desastre, tais como reuniões, atos públicos e incluindo uma visita técnica em Brumadinho.

Leia mais...

Primeiras turmas da Escola da Água e Saneamento estão com inscrições esgotadas

Com apenas 11 dias de inscrições abertas as duas primeiras turmas para o curso “Instalação e Manutenção de Redes e Ramais de Água e Esgoto” da Escola da Água e Saneamento estão completas. Os inscritos receberão um e-mail da organização confirmando a matrícula no polo escolhido para fazer o curso e o endereço onde será realizado. O sucesso pela procura dos cursos ocasionará a abertura de novas turmas ainda nesse semestre, em diferentes cidades.

Leia mais...

Público geral já pode fazer inscrição para cursos da Escola da Água e Saneamento

A Escola da Água e Saneamento, uma iniciativa do Consórcio PCJ, ARES-PCJ e Agência das Bacias PCJ, abriu inscrições para o público geral para o curso “Instalação e Manutenção de Redes e Ramais de Água e Esgoto”, com carga horária de 40h e destinado à técnicos e operadores da área de saneamento básico. A inscrição deve ser feita pelo link: https://goo.gl/ScvHyS até o dia primeiro de fevereiro.

Leia mais...

Escola da Água e Saneamento está com pré-inscrições abertas para o curso de Instalação e Manutenção de redes e ramais de água e esgoto

A Escola da Água e Saneamento está com pré-inscrições abertas para associados ao Consórcio PCJ e da ARES-PCJ para o primeiro curso “Instalação e Manutenção de Redes e Ramais de Água e Esgoto”, com carga horária de 40h e destinado à técnicos e operadores da área de saneamento básico. A inscrição deve ser feita pelo link: https://goo.gl/ScvHyS

Leia mais...