Plano de Ações será o tema das consultas públicas para revisão do Plano das Bacias PCJ nos dias 23 e 24

Os dois eventos, promovidos pela Agência das Bacias PCJ e Comitês PCJ, fazem parte da terceira etapa da revisão do Plano das Bacias PCJ 2010-2020 e serão realizados na próxima segunda-feira (23/10/2017), em Piracicaba, e terça-feira (24/10/2017), em Bragança Paulista; os interessados devem se inscrever pela internet até o dia 22.

Leia mais...

Comitês PCJ ampliam vazão do Cantareira para 12 m³/s

As descargas de águas do Sistema Cantareira para as Bacias PCJ tiveram que ser aumentadas e passarão a ser de 12 m³/s a partir desta terça-feira (17.10.2017). Esta é a maior vazão liberada desde que a nova outorga entrou em vigor, em junho deste ano. A medida foi tomada com base em novo comunicado da Câmara Técnica de Monitoramento Hidrológico dos Comitês PCJ (CT-MH), encaminhado na manhã de segunda-feira (16.10.2017) para o DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) e ANA (Agência Nacional das Águas).

Leia mais...

Oficina vai divulgar metodologia para elaboração de estudo sobre o potencial das águas subterrâneas em polos industriais de sete municípios das Bacias PCJ

A Agência das Bacias PCJ e os Comitês PCJ (Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí) irão promover no próximo dia 19 de outubro (quinta-feira), uma oficina para divulgar, junto ao setor industrial, a metodologia para elaboração do estudo sobre o potencial de captação de águas subterrâneas que será realizado em polos industriais nos municípios de Americana, Atibaia, Jundiaí, Nova Odessa, Paulínia, Santa Bárbara D’Oeste, e Sumaré. O evento será das 9h às 12h, na sede da Diretoria Regional do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP Campinas).

Leia mais...

Segunda reunião pública sobre a atualização do Plano Diretor de Recomposição Florestal visando a conservação de água nas Bacias PCJ será no dia 27 de outubro, em Nova Odessa

Reunião será promovida pelos Comitês e Agência das Bacias PCJ no Instituto de Zootecnia, em Nova Odessa; inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 25, pela internet

Leia mais...

Comitês PCJ voltam a ampliar vazão do Cantareira de 3 m³/s para 8,5 m³/s

As descargas de águas do Sistema Cantareira para as Bacias PCJ foram ampliadas nesta semana de 3m³/s para 8,5 m³/s, conforme comunicado da Câmara Técnica de Monitoramento Hidrológico dos Comitês PCJ (CT-MH). A decisão foi tomada devido à ausência de previsão de chuvas significativas para o curto período futuro, aumento das temperaturas e o tempo de trânsito entre as descargas e os usos.

Leia mais...

Piracicaba lidera Ranking de Universalização do Saneamento da ABES

O município de Piracicaba, sede dos Comitês e da Agência das Bacias PCJ (rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí), aparece em primeiro lugar no Ranking de Universalização do Saneamento, criado pela ABES (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental) e divulgado nesta terça-feira, dia 3 de outubro, durante o Congresso ABES Fenasam 2017.

Leia mais...

Com chuvas, Comitês PCJ reduzem vazão do Cantareira para 3 m³/s

As descargas de águas do Sistema Cantareira para as Bacias PCJ, que chegaram a 10m³/s no mês passado, foram reduzidas para 3m³/s nesta semana, conforme comunicado da Câmara Técnica de Monitoramento Hidrológico dos Comitês PCJ (CT-MH). No domingo, dia 1º de outubro, a redução da vazão foi de 10m³/s para 5m³/s e, nesta terça-feira, dia 3, para 3m³/s em virtude das intensas chuvas na últimas 72 horas. A reunião deste mês da CT-MH será nesta quarta-feira, dia 4, a partir das 9h30, na sede do Consórcio PCJ (Av. São Jerônimo, 3100 - Morada do Sol, Americana) e é aberta ao público.

Leia mais...

Quarta edição do Workshop de Águas Subterrâneas é sucesso de público

Mais de 200 pessoas passaram pelo IV Workshop de Águas Subterrâneas: “Compartilhando Experiências”, dos Comitês PCJ e da Agência das Bacias PCJ, promovido nos dias 25, 26 e 27 de setembro na Unesp (Universidade Estadual Paulista), em Rio Claro. A estimativa é da Câmara Técnica de Águas Subterrâneas (CT-AS), organizadora do evento, considerando que a maioria das pessoas prestigiaram os três dias de evento.

Leia mais...