Reúso de efluentes pela indústria é tema de seminário dos Comitês PCJ

‘Perspectivas para Reúso de Efluentes voltados à Indústria nas Bacias PCJ’ é o tema do seminário que acontecerá na sexta-feira, dia 15 de junho, no Centro de Conhecimento da Água da Sanasa, em Campinas. O evento é gratuito e promovido pela Agência das Bacias PCJ e Comitês PCJ, por meio da CT-Indústria (Câmara Técnica de Uso da Água na Indústria), e pelo Banco Mundial/IFC 2030 Water Resources Group. A inscrição pode ser feita pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

Leia mais...

Recuperação de Mananciais: sinônimo de vida, futuro e desenvolvimento sustentável

No Dia Mundial do Meio Ambiente, um exercício de reflexão sobre a água é quase uma obrigação. Até nossa história recente, hipervalorizamos o desenvolvimento e usamos, sem o controle necessário, os recursos naturais para atingir novos padrões de qualidade de vida e conforto – benesses comuns ao mundo moderno, mas que, hoje, nos cobram um preço alto.

Leia mais...

NOTA DE FALECIMENTO DE IRENE FUMACH

É com muita tristeza e profundo pesar que comunicamos o falecimento da senhora Irene Fumach, na noite deste domingo (03). Professora, ex-vereadora e ex-primeira dama de Itatiba, esposa do vice-prefeito, Sr José Roberto Fumach, Irene tinha 61 anos e vinha enfrentando há um ano e meio o câncer.

Leia mais...

Prazo de inscrição no Edital da Política de Mananciais PCJ é prorrogado até dia 7

Os interessados em inscrever áreas ou propostas no âmbito da Política de Mananciais dos Comitês PCJ têm até a próxima semana. O prazo, que terminaria hoje (30/05/2018), foi prorrogado até quinta-feira (07/06/2018).

Leia mais...

Charqueada começa a proteger suas nascentes com a ajuda dos Comitês e Agência das Bacias PCJ

A garantia de água no futuro é um dos principais benefícios previstos pelo Mananciais Charqueada/São Pedro, projeto lançado no último sábado, dia 26 de maio, pelos Comitês PCJ e Agência das Bacias PCJ com o objetivo de recuperar, preservar e proteger nascentes. Durante o evento, marcado pelo plantio simbólico de mudas nas margens do córrego Boa Vista, houve a assinatura da ordem de serviço para a realização dos projetos executivos para readequação ambiental de 31 propriedades rurais em Charqueada e São Pedro, em área total de 4,5 mil hectares. O investimento inicial é de R$ 375 mil, financiados pela Agência das Bacias PCJ, com recursos provenientes da Cobrança PCJ Federal (cobrança pelo uso da água em rios de domínio da União).

Leia mais...

Agência das Bacias PCJ e Comitês PCJ lançam Projeto Mananciais Charqueada/São Pedro

O lançamento oficial do Projeto Mananciais Charqueada/São Pedro acontecerá neste sábado (26/05/2018), a partir das 8h, na Casa da Agricultura de Charqueada. A ação, que tem como objetivo desenvolver projetos de adequação ambiental de propriedades rurais e, em específico, o planejamento da restauração ecológica, é uma iniciativa da Agência das Bacias PCJ e dos Comitês PCJ, em parceria com a Prefeitura e Câmara Municipal de Charqueada, Câmara Municipal de São Pedro, Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo), e Gestão da APA (Área de Proteção Ambiental) Corumbataí-Botucatu-Tejupá.

Leia mais...

Cobrança PCJ avança na questão da dívida ativa

Desde janeiro de 2018, representantes da Agência das Bacias PCJ e de outras Agências de Bacias do Estado de São Paulo, participaram de reuniões na Procuradoria Geral do Estado - PGE, em São Paulo, para definir e validar procedimentos para inserção de débitos da cobrança pelo uso de recursos hídricos em rios de domínio do Estado de São Paulo no Sistema da Dívida Ativa.  A Dívida Ativa refere-se ao status dos créditos a favor do Estado depois de esgotado o prazo fixado para pagamento, seja pela lei ou por decisão proferida em processo regular. Esses créditos são regularmente inscritos pela PGE.

Leia mais...

Comitês PCJ aprovam relatório final da 1ª etapa da revisão do Plano de Bacias

Os Comitês PCJ aprovaram, nesta sexta-feira (27/04/2018), o relatório final da 1ª etapa da Revisão do Plano das Bacias PCJ 2010-2020. A decisão, de forma unânime, foi tomada durante a 21ª Reunião Ordinária da entidade, na DAE S/A, em Jundiaí. Cerca de 110 pessoas de mais de 20 municípios participaram do evento, entre representantes de Prefeituras, Câmaras de Vereadores, órgãos municipais, estaduais e federais, empresas, organizações não governamentais e sociedade civil.

Leia mais...