​Agência das Bacias PCJ e Comitês PCJ concorrem com 7 vídeos no 8º Fórum Mundial da Água

A Agência das Bacias PCJ e os Comitês PCJ estão concorrendo com sete vídeos no 8º Fórum Mundial da Água, que acontecerá entre os dias 18 e 23 de março, em Brasília (DF). Os vídeos foram selecionados no Programa Voz dos Cidadãos. No total, são 110 filmes de 26 países.

Leia mais...

Encontro Pré-Fórum Mundial da Água será transmitido ao vivo pela Agência das Bacias PCJ no Facebook

Com 150 inscritos, o Encontro Pré-Fórum Mundial da Água, que acontece na tarde desta terça-feira(20/02/2018), a partir das 13h30 no Salão Nobre da Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba (FUMEP), em Piracicaba (SP), será transmitido em tempo real pela Agência das Bacias PCJ através de sua página no Facebook (www.facebook.com/agenciapcj).

Leia mais...

Agência das Bacias PCJ e Comitês PCJ planejam recomposição florestal de 30 hectares por ano até 2028 nas APPs da região

Dezenas de ações relacionadas ao reflorestamento e conservação de solo para serem implantadas ao longo dos próximos 10 anos foram aprovadas durante a terceira e última reunião pública promovida pela Agência das Bacias PCJ e Comitês PCJ para debater a atualização do Plano Diretor de Recomposição Florestal (PDRF) das Bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ). Entre as principais ações definidas estão a implantação de projetos de recomposição florestal em 30 hectares por ano das Áreas de Proteção Permanente (APPs) e a ampliação do Programa de Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA).

Leia mais...

DAEE implanta sistema de outorga eletrônica

O DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), autarquia vinculada à Secretaria Estadual de Saneamento e Recursos Hídricos, está disponibilizando o sistema de outorga eletrônica. A medida complementa o processo de simplificação dos procedimentos técnicos e administrativos para obtenção de Outorga de Direito de Uso e de Interferência em recursos hídricos de domínio do Estado de São Paulo, iniciado em junho de 2017.

Leia mais...

Terceira reunião pública sobre o Plano Diretor Florestal das Bacias PCJ irá debater e definir estratégias para implementação nos municípios

Evento promovido pela Agência das Bacias PCJ e Comitês PCJ acontecerá no anfiteatro do Departamento de Ciências Florestais da ESALQ/USP, em Piracicaba, na próxima terça-feira, dia 06/02/2018, das 8h30 às 13h, tendo como pauta o plano de monitoramento hidrológico e de recomposição florestal e a definição de estratégias para implementação do Plano Diretor Florestal das Bacias PCJ.

Leia mais...

Valores da cobrança pelo uso da água serão atualizados anualmente

A partir deste ano de 2018, os valores da cobrança pelo uso da água em rios de domínio da União passarão a ser atualizados anualmente, com base na variação do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo). A medida entrou em vigor com base em resolução do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), aprovada em 19 de dezembro de 2017. Até então, não havia essa correção anual dos valores.

Leia mais...

Sanasa é a 1ª patrocinadora do Espaço São Paulo no Fórum Mundial da Água

A Sanasa Campinas é a primeira empresa patrocinadora do Espaço São Paulo no 8º Fórum Mundial da Água, que acontecerá em março de 2018, em Brasília (DF). O acordo de patrocínio, no valor de R$ 85 mil (cota ouro), foi assinado este mês com a Agência das Bacias PCJ, responsável pela organização e coordenação do local. Com isso, a empresa campineira terá a oportunidade de divulgar seus projetos e conquistas durante o maior evento sobre a água do mundo.

Leia mais...

Acordo entre Agência das Bacias PCJ, DAEE e CETESB vai aperfeiçoar monitoramento da qualidade da água

O acordo de cooperação técnica firmado na manhã de hoje entre Agência das Bacias PCJ, Daee(Departamento de Águas e Energia Elétrica) e Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) deverá aperfeiçoar o monitoramento da qualidade da água nas Bacias PCJ (Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí). A assinatura foi durante a 20ª Reunião Ordinária dos Comitês PCJ, no Instituto de Zootecnia, em Nova Odessa, com cerca de 120 participantes de 26 municípios.

Leia mais...