Seminário Internacional da Água reunirá experiências de seis países em Piracicaba no mês de março de 2019

Conscientizar a sociedade a respeito da importância da água e de sua conservação é um dos principais objetivos do Seminário Internacional da Água, que a Prefeitura de Piracicaba, em conjunto com o Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto), realizará no município nos dias 14 e 15 de março de 2019. A Agência das Bacias PCJ e os Comitês PCJ são alguns dos parceiros desse evento, anunciado oficialmente nesta terça-feira (11/12/2018), durante coletiva de imprensa no Gabinete do Prefeito, Barjas Negri.

Leia mais...

Comitês PCJ: novo edital para mais investimentos em conservação de mananciais

A abertura de um novo edital para mais investimentos na recuperação, conservação e proteção de mananciais nas Bacias PCJ (Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí) é um dos itens de pauta da 22ª Reunião Ordinária dos Comitês PCJ, que será realizada nesta sexta-feira, dia 14 de dezembro, em Rio das Pedras (SP), a partir das 9h30. O encontro é aberto ao público. No total, serão votadas nove deliberações. A pauta completa pode ser acessada aqui.

Leia mais...

Plantio de mudas inicia nova fase do Projeto Nascentes Analândia

Com o plantio simbólico de 50 mudas, de diferentes espécies, começou a nova fase do Projeto Nascentes Analândia, no interior de São Paulo. O evento ocorreu no sábado (dia 8), na Fazenda São Francisco, e contou com momentos emocionantes, com a participação de agricultores e agentes que lutam pela preservação do meio ambiente.

Leia mais...

Investimentos na bacia do Rio Jundiaí são apresentados em seminário

Os investimentos nos recursos hídricos de Jundiaí e nas cidades da região resultam na melhoria no abastecimento e na qualidade de vida das populações. Os planos e resultados foram apresentados durante o seminário “Conquistas e Desafios da Bacia do Rio Jundiaí”, realizado quinta-feira (06/12/2018), na Câmara de Vereadores, para comemorar os 25 anos de instalação do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (CBH-PCJ), os 15 anos do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ FEDERAL) e os 10 anos do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba-Jaguari (CBH-PJ1).

Leia mais...

Plantio de mudas em Analândia encerra comemorações pelos 25 anos dos Comitês PCJ

A cidade de Analândia, interior de São Paulo, encerra a programação de aniversário dos 25 anos dos Comitês PCJ. Para marcar a manhã deste sábado (8/12), às 9h30, 20 mudas de árvores serão plantadas na Fazenda São Francisco com o objetivo de auxiliar na recuperação, conservação e proteção do “Projeto Nascentes Analândia”, criado em 2017 no munícipio.

Leia mais...

Solenidade em Itapeva (MG) reforça o trabalho conjunto dos Comitês PCJ pelos recursos hídricos

As três palestras, com temas diferentes, se convergiram em um resumo: os Comitês PCJ estão juntos em prol da preservação do meio ambiente. O trabalho intenso e árduo exige a conscientização da sociedade em geral, incluindo empresários, políticos, agentes de disseminação da cultura ambientalista e a população das bacias que formam os rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí.

Leia mais...

Agência das Bacias PCJ investirá cerca de R$ 720 mil em monitoramento de águas subterrâneas para garantir abastecimento hídrico de qualidade

Um plano de monitoramento quali-quantitativo das águas subterrâneas na região abrangida pelas Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí foi contratado recentemente pela Agência das Bacias PCJ. A medida deve-se à tendência progressiva das perfurações de poços e tem como objetivo evitar um colapso de vários sistemas de produção, o que geraria impactos permanentes ou de difícil e lenta reversão. A primeira reunião de trabalho com a Profill Engenharia e Ambiente, empresa vencedora da licitação, foi realizada na segunda-feira (26/11/2018), nas dependências da Agência, em Piracicaba.

Leia mais...

Itapeva (MG) sedia as comemorações dos 10 anos do CBH-PJ1

Itapeva (MG) sedia, no sábado (1/12), a programação pelos 10 anos do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba-Jaguari (CBH-PJ1). As atividades serão realizadas das 9h30 às 14h30, no Vale Suíço Resort, localizado na Rodovia Fernão Dias, km 931, s/n - Bairro Monjolinho.

Leia mais...