Eleições dos Comitês PCJ serão concluídas nesta semana

A diretoria dos Comitês PCJ será escolhida nesta sexta-feira, dia 28, com a posse dos novos membros do Parlamento das Águas nas Bacias PCJ, como é conhecido o colegiado responsável pela gestão dos recursos hídricos nas Bacias Hidrográficas dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí. A 23ª Reunião Ordinária, também chamada de Plenária dos Comitês PCJ, será a partir das 9h30 no salão nobre da Fumep (Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba). Na ocasião, haverá a eleição da diretoria e posse dos membros eleitos da sociedade civil (usuários de recursos hídricos e organizações civis) e indicados pelos pelo poder público (municípios, estados e União).

Leia mais...

Ações sustentáveis implantadas na Agência PCJ são destaque em Fórum de Gestão Ambiental

As atividades com foco no avanço econômico, social e ecológico correto, implantadas pela Agência das Bacias PCJ desde 2018, serão destaques no Fórum Brasil de Gestão Ambiental (FGBA). O evento de sustentabilidade, considerado um dos mais importantes do País, acontece entre os dias 26 e 28 de junho, em Campinas (SP).

Leia mais...

Limpeza da calha do Atibainha melhora abastecimento de água na região de Campinas

Até o fim de 2019, a água do Sistema Cantareira deve chegar mais rápido as torneiras dos moradores da região de Campinas (SP). Na tarde de hoje (10 de junho), a Agência das Bacias PCJ e a empresa Serg Paulista Construções e Serviços Técnicos Ltda assinaram o contrato n° 017/2019 e a emissão de serviço para a realização da limpeza da calha do Rio Atibainha.

Leia mais...

ARSESP DIVULGA DELIBERAÇÃO SOBRE OS CRITÉRIOS PARA RECONHECIMENTO TARIFÁRIO DE REPASSE AOS FUNDOS MUNICIPAIS DE SANEAMENTO BÁSICO

A Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp) divulga a Deliberação nº 870 e o Relatório Circunstanciado sobre os critérios e as condições para reconhecimento, nas tarifas, de repasse de recurso para os Fundos Municipais de Saneamento Básico, para que os municípios paulistas ampliem os investimentos no setor.

Leia mais...

Limpeza da calha do Rio Atibainha melhora fluxo da água para Campinas e região

Na segunda-feira (10 de junho), a Agência das Bacias PCJ (Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí) e a empresa Serg Paulista Construções e Serviços Técnicos Ltda assinam, às 14h, o contrato n° 017/2019 para a prestação do serviço orçado em R$ 749.993,32. Com extensão de 27 quilômetros, a calha do Rio Atibainha encontra-se, em grande parte de sua área, tomada por vegetação herbáceas, entre elas gramíneas, e com troncos e galhos caídos.

Leia mais...

Agência das Bacias PCJ busca novas áreas para reflorestar

A proteção dos mananciais será aperfeiçoada na região das Bacias PCJ (Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí) com um banco de áreas e outro de projetos lançados oficialmente pela Agência das Bacias PCJ nesta quarta-feira, 5 de junho, em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. O evento foi realizado no Museu da Água de Indaiatuba, com a participação de cerca de 100 pessoas. Com a novidade, proprietários, prefeitura e instituições podem inscrever áreas e projetos gratuitamente.

Leia mais...

DAEE promove visita à obra da Barragem Pedreira com autoridades e técnicos das Bacias PCJ

O Departamento de Água e Energia Elétrica do Estado de São Paulo (DAEE) promoveu na última terça-feira, dia 04, visita ao local da construção da Barragem de Pedreira do que contou com a presença de autoridades e técnicos dos Comitês PCJ, do Consórcio PCJ e da Agência de Bacias PCJ. O objetivo da ação foi mostrar o andamento da obra e esclarecer sobre a sua segurança, bem como, apresentar as ações que estão sendo tomadas para mitigar possíveis impactos ambientais. O reservatório que será formado, junto com outro no município de Amparo, no Rio Camanducaia, irão beneficiar cerca de 5,5 milhões de pessoas, correspondente a aproximadamente 12% do Estado de São Paulo.

Leia mais...

Agência das Bacias PCJ lança Bancos de Áreas e de Projetos com o objetivo de aprimorar a proteção dos mananciais

Um banco de áreas e outro de projetos serão lançados pela Agência das Bacias PCJ nesta quarta-feira, 5 de junho, em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. O evento será no Museu da Água de Indaiatuba. A ação tem como objetivo aprimorar a proteção dos mananciais. O lançamento dos dois bancos é necessário diante dos avanços que a Política de Recuperação, Conservação e Proteção dos Mananciais dos Comitês PCJ (Política de Mananciais PCJ) tem proporcionado para a proteção dos mananciais e a adequação ambiental de propriedades rurais nas Bacias PCJ.

Leia mais...