Trabalho retira mais de 540 toneladas de resíduos do Rio Atibainha

Os serviços de limpeza da calha do Rio Atibainha foram finalizados após cinco meses e, retiraram 548,06 toneladas de resíduos de vegetação (troncos, galhos e vegetação herbácea, como gramíneas) ao longo dos seus 27 quilômetros de extensão.

Leia mais...

Estudo propõe alternativas para garantir água pelas próximas décadas na Bacia do Corumbataí

Alternativas para garantir o abastecimento de água na Bacia do Rio Corumbataí pelos próximos 20 anos foram apresentadas nesta semana pela Agência das Bacias PCJ. A videoconferência foi realizada nesta quinta-feira, dia 23, com a participação de mais de 70 pessoas, com destaque para representantes dos municípios beneficiados pelo Estudo de Alternativas de Abastecimento da Bacia Hidrográfica do Rio Corumbataí, que são: Analândia, Corumbataí, Cordeirópolis, Charqueada, Ipeúna, Itirapina, Piracicaba, Rio Claro e Santa Gertrudes.

Leia mais...

Estudo aponta alternativas de abastecimento de água na Bacia do Rio Corumbataí para os próximos 20 anos

Ações de prevenção, que garantam o abastecimento de água pelos próximos 20 anos, são alguns dos resultados apontados pelo Estudo de Alternativas de Abastecimento da Bacia Hidrográfica do Rio Corumbataí. Os trabalhos foram concluídos em junho e serão apresentados pela Agência das Bacias PCJ no próximo dia 23 de julho, quinta-feira, a partir das 10h, via videoconferência. Os interessados podem assistir pelo link: meet.google.com/dkb-kcqb-kem.

Leia mais...

Agência das Bacias PCJ é segunda colocada no prêmio CIEE Melhores Programas de Estágio

A Agência das Bacias PCJ está entre as organizações do Brasil que colaboram efetivamente para a formação e treinamento de jovens profissionais. A entidade foi a segunda colocada no 11º Prêmio CIEE Melhores Programas de Estágio. O anúncio foi feito na última semana de junho.

Leia mais...

Agência das Bacias PCJ é destaque em estudo da CEPAL

A cobrança pelo uso da água é uma discussão que rodeia toda a sociedade – muitas vezes gera dúvidas e diferentes conclusões. E assegurar a sustentabilidade do uso dos recursos hídricos é um dos maiores desafios do século 21. Com o objetivo de desmitificar o assunto, principalmente frente as necessidades de criar medidas para a recuperação e preservação de recursos naturais, a Agência das Bacias PCJ apresentou o tema a iniciativa idealizada pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL).

Leia mais...

Primeira plenária on-line dos Comitês PCJ reúne cerca de 120 participantes

Cerca de 120 pessoas participaram da primeira plenária on-line dos Comitês PCJ (Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí), realizada nesta terça-feira, dia 30 de junho. A iniciativa ocorreu em plataforma virtual devido às medidas de contenção à pandemia do novo coronavírus (COVID-19), que temporariamente impossibilitam a realização de reuniões e eventos presenciais, e teve aprovação geral.

Leia mais...

Primeira plenária on-line dos Comitês PCJ será na terça-feira, dia 30

A primeira reunião plenária on-line dos Comitês PCJ (Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí) acontecerá na próxima terça-feira, dia 30 de junho, a partir das 9h30. Trata-se da 10ª Reunião Ordinária Conjunta dos Comitês PCJ (CBH-PCJ e PCJ FEDERAL), que será realizada em uma plataforma virtual devido às medidas de contenção à pandemia do novo coronavírus (COVID-19), que temporariamente impossibilitam a realização de reuniões e eventos presenciais. Para participar do evento, basta entrar no link https://meet.google.com/jfh-btqq-ayq.

Leia mais...

ANA realiza consulta pública sobre Chamamento Público de Projetos até 24 de agosto

Entre 29 de junho e 24 de agosto, a Agência Nacional de Águas (ANA) promove uma consulta pública em busca de sugestões da sociedade para a proposta de resolução que regulamenta a modalidade Chamamento Público de Projetos, conforme publicação no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 24 de junho. O documento trata da realização de chamamentos públicos para financiamento de estudos, programas, projetos e obras incluídas nos planos de recursos hídricos com base nos valores arrecadados com a cobrança pelo uso da água. Os interessados em participar podem enviar suas contribuições por meio da página de consultas públicas da ANA.

Leia mais...