Comitês PCJ e Agência das Bacias PCJ participam do XX Encontro Nacional de Comitês

A Comitiva PCJ, formada por representantes das Câmaras Técnicas dos Comitês PCJ e a Agência das Bacias PCJ (Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí) participa da 20ª edição do ENCOB (Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas), que acontece nesta semana, em Florianópolis (SC). O evento tem como tema principal “O Futuro da Água: Desafios dos Comitês na Terceira Década da Política Nacional de Recursos Hídricos”.

Leia mais...

A IMPORTÂNCIA DAS BARRAGENS DE PEDREIRA E DUAS PONTES PARA A SEGURANÇA HÍDRICA DAS BACIAS PCJ

As Bacias PCJ (Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí) possuem pouco mais de 15.000 km2, com uma população estimada acima de 5,5 milhões de habitantes, um expressivo parque industrial e uma agricultura diversificada com cana-de-açúcar, pastagens e culturas irrigadas como flores e morangos.

Leia mais...

III Seminário de Áreas Protegidas das Bacias PCJ terá participação social como tema

A “Participação social na criação, implantação e gestão de áreas protegidas” será o tema da 3ª edição do Seminário de Áreas Protegidas das Bacias PCJ, no próximo dia 28 de agosto (terça-feira), no Campus I da PUC-Campinas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela internet (links e programação completa abaixo) até dia 24 de agosto (sexta-feira). Porém, as vagas são limitadas.

Leia mais...

GESTÃO DA ÁGUA

As obras necessárias para prevenir contra uma nova crise hídrica foram asseguradas pelo Governo do Estado de São Paulo. Quem garante é o secretário estadual de Saneamento e Recursos Hídricos, Ricardo Daruiz Borsari que, nesta segunda-feira, 13 de agosto, foi o convidado especial da reunião da Câmara Técnica de Monitoramento Hidrológico (CT-MH) dos Comitês PCJ, na Rodhia/Solvay Group, em Paulínia (SP).

Leia mais...

Agência das Bacias PCJ modernizará sistema de cadastro e cobrança pelo uso da água

A Agência das Bacias PCJ anunciou a modernização de seu sistema de cadastro e cobrança pelo uso dos recursos hídricos. A Fundação Ezute, cujo contrato tem duração de oito meses, será a encarregada de implantar as otimizações no sistema. A oficialização da parceria aconteceu nesta quarta-feira, 1º, através de assinatura de contrato na sede da Agência das Bacias PCJ, em Piracicaba. Estiveram presentes os diretores da Agência e colaboradores, o diretor de Relações de Mercado da Ezute, Geraldo José Azevedo, e o diretor Jurídico e de Governança, Roberto Lorenzoni Neto.

Leia mais...

PCJ avança em ação de proteção dos mananciais da Bacia do Rio Corumbataí

Mais um importante passo para a proteção de mananciais foi dado pela Agência das Bacias PCJ neste sábado, 28, com a entrega dos projetos de adequação ambiental das 15 propriedades rurais que aderiram ao Projeto Nascentes Analândia. Lançado em agosto de 2017, o programa abrange uma área de 1.650 hectares na microbacia do Córrego Cavalheiro que é um dos afluentes do Corumbataí, onde estão localizadas inúmeras nascentes importantes para o abastecimento das regiões de Piracicaba e Rio Claro.

Leia mais...

Agência das Bacias PCJ irá entregar nesta semana os projetos de adequação ambiental das propriedades rurais que aderiram ao Nascentes Analândia

Os projetos de readequação ambiental das 15 propriedades que aderiram ao Nascentes Analândia serão entregues neste sábado, dia 28, pela Agência das Bacias PCJ, em evento no Centro Educacional e Cultural “Dirceu Mancini”, em Analândia (SP), a partir das 9h.

Leia mais...

Infraestrutura natural será legado das gerações futuras, opina Harri Lorenzi

Na semana em que se comemorou o Dia de Proteção às Florestas, o engenheiro agrônomo e botânico Harri Lorenzi concedeu entrevista à Assessoria de Comunicação da Agência das Bacias PCJ, após participar de reunião do Grupo de Trabalho Rede de Áreas Protegidas dos Comitês PCJ, na Fundação José Pedro de Oliveira (Arie Mata de Santa Genebra), em Campinas.

Leia mais...