Comitês PCJ regulamentam reuniões virtuais no período da pandemia da COVID-19

Visando garantir procedimentos uniformes e regulamentares às suas atividades, os Comitês PCJ organizaram a realização de suas reuniões e eventos virtuais. A deliberação sobre o tema foi publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo no sábado, dia 23 de maio. Nota Técnica da Agência das Bacias PCJ, contendo orientações e procedimentos específicos para a realização das reuniões e eventos por videoconferência, foi disponibilizada em 26 de maio no site dos Comitês PCJ. As providências foram tomadas devido às medidas de contenção à pandemia do novo coronavírus(COVID-19), que impossibilitam a realização de reuniões e eventos presenciais, por ora.

Leia mais...

Gestão dos recursos hídricos tem tecnologia como aliada durante pandemia

Diante de pandemias como a que enfrentamos atualmente, sobressai a necessidade e importância do acesso à água. E como manter mobilizados e ativos, em tempos de Covid-19, as ações dos colegiados participativos (Comitês de Bacias) que têm poder decisório sob a gestão dos recursos hídricos?

Leia mais...

Comitês PCJ participam de webinar sobre atuação dos colegiados em tempos de pandemia

O secretário-executivo dos Comitês PCJ (rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí), Luiz Roberto Moretti, participa nesta quinta-feira, dia 21 de maio, do webinar "Colegiados participativos: como nos manter mobilizados e ativos em tempos da Covid-19". O evento virtual, entre 10h e 11h30, é promovido pelo Observatório de Governança das Águas (OGA). O objetivo é discutir o funcionamento de colegiados participativos de recursos hídricos - sobretudo comitês de bacia hidrográfica e conselhos de recursos hídricos - em tempos de pandemia da Covid-19.

Leia mais...

Agência das Bacias PCJ recebe primeiro Selo de Monitoramento A3P emitido pelo Ministério do Meio Ambiente

As boas práticas de gestão baseadas em conceitos de sustentabilidade, implantadas na Agência das Bacias PCJ, foram reconhecidas pelo Ministério do Meio Ambiente que concedeu, a entidade, o Selo de Monitoramento A3P. A congratulação referente ao ano de 2019 atesta o empenho da instituição no cumprimento com a finalização do preenchimento do Sistema de Monitoramento da A3P e com a entrega do Relatório de Monitoramento Anual de Implementação da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) – esta ocorreu no último dia 31 de março.

Leia mais...

Agência das Bacias PCJ e Comitês PCJ prorrogam Cobrança PCJ Paulista

Os Comitês PCJ e a Agência das Bacias PCJ prorrogaram os boletos da cobrança pelo uso dos recursos hídricos no domínio do Estado de São Paulo (Cobrança PCJ Paulista) com vencimento nos meses de abril, maio e junho de 2020 para 30 de novembro de 2020. A cobrança é realizada pela Agência das Bacias PCJ. A decisão foi com base em uma recomendação do Conselho Estadual de Recursos Hídricos(CERH) para todas as Fundações Agências de Bacias paulistas e para o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE).

Leia mais...

Escola da Água e Saneamento está com 240 alunos ativos na plataforma digital

A Escola da Água e Saneamento, uma realização do Consórcio PCJ com o apoio da Agência de Bacias PCJ e ARES-PCJ, está com 240 alunos ativos em sua plataforma digital (escola.agua.org.br). Atualmente, estão disponíveis três cursos: Ecoturismo, Água e Saneamento, além do recém lançado, Resiliência aos Eventos Extremos. Na próxima semana, um novo curso ficará disponível com o tema “Os ODS e a Agenda 2030”, que servirá de capacitação também para os participantes do projeto Gota d’Água – 2020.

Leia mais...

Agência Nacional de Águas vai adiar cobrança pela captação de água bruta para aliviar custos do setor produtivo

A cobrança pela captação de água bruta em rios e reservatórios de domínio da União está suspensa pelos próximos quatro meses. A decisão, tomada pela Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Águas (ANA) em 6 de abril, segunda-feira, beneficia detentores de outorga para captação da água bruta, como indústrias, produtores rurais, irrigantes e empresas de saneamento, por exemplo. A ação se enquadra no conjunto de esforços para o enfrentamento aos efeitos da pandemia do novo coronavírus (COVID-19).

Leia mais...

Agência das Bacias PCJ presta conta do programa A3P ao Ministério do Meio Ambiente

A Agência das Bacias PCJ reduziu em 86% o consumo de copos descartáveis plásticos – utilizados para consumo de água e café, na comparação entre os anos de 2018 e 2019. O número supera a meta de redução prevista no Plano de Gestão Socioambiental (PGS), que era de 50%. No período, também foi constatado a redução de 40% na quantidade de folhas de papel sulfite adquiridas

Leia mais...