Integração, gestão de recursos, fortificação dos comitês de bacias, mudanças climáticas, desafios e metas marcam edição 2017 do ENCOB

Tamanho da letra:

Como trabalhar de modo integrado para gerenciar e preservar os nossos recursos hídricos, de modo a viabilizar um futuro melhor e sustentável ao país. Em linhas gerais, esse foi o tom da edição deste ano do XIX ENCOB (Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas), que se encerrou na sexta-feira (10/11/2017). O evento reuniu, em Aracaju (SE), mais de 800 pessoas, entre representantes de comitês de bacias, entidades ligadas à gestão hídrica, e técnicos.

O papel importante de representantes da sociedade civil na preservação dos recursos hídricos e a necessidade de fortalecer a atuação dos comitês de bacias estiveram entre as pautas de discussão.

Entre os destaques, esteve também a divulgação dos resultados da Ação Eco Cuencas, projeto que uniu profissionais da Comissão Europeia e da América Latina e que esteve focado, ao longo de três anos, em levantar dados, propor soluções e ações práticas para bacias hidrográficas no Brasil, Peru, Colômbia e Equador, diante das mudanças climáticas. No Brasil, a ação esteve baseada nas Bacias PCJ (rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí) e contou com a parceria da Agência das Bacias PCJ.

As experiências da Ação Eco Cuencas foram compartilhadas em uma edição especial, em formato de revista, distribuída aos participantes do ENCOB nas versões português e espanhol.

Ainda durante o evento, aconteceu o pleito para Coordenação do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (FNCBH). O eleito foi Hideraldo Buch, tendo Luiz Carlos Sousa Silva como 1º Coordenador Adjunto e Patrice Juliana Barzan, como 2ª Coordenadora Adjunta. O mandato vale para o biênio 2017-2019. O FNCBH é a instância colegiada formada pelo conjunto dos Comitês de Bacias Hidrográficos legalmente instituídos no âmbito do Sistema Nacional e dos Sistemas Estaduais de Recursos Hídricos existentes no território brasileiro. Atualmente existem 233 comitês de bacias em todo o país.

Um terceiro acontecimento de grande importância foi o lançamento oficial do ENCOB 2018. O XX Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas será em Florianópolis, de 20 a 24 de agosto de 2018. O tema central será "Os Comitês de Bacias Hidrográficas e o Futuro da Água".

Com olhos no ano que vem, foram discutidas as bases para o 8º Fórum Mundial da Água, que acontecerá em Brasília, para o qual são esperadas mais de 30 mil pessoas dos cinco continentes.

A participação plural de representantes de diversas bacias hidrográficas marcou a edição deste ano do ENCOB, e, certamente, será a tônica dos dois importantes eventos (ENCOB 2018 e Fórum Mundial da Água) no ano que vem. Mobilização em prol de melhorias na gestão e na preservação da água são as únicas maneiras de garantirmos que esse precioso bem não venha a faltar!