Simpósio da Câmara Técnica de Saneamento dos Comitês PCJ abordará a “Redução de perdas de água e de impactos nos recursos hídricos”

Tamanho da letra:

Evento será na terça-feira (12.12.2017), das 9h às 17h20, na Faculdade de Tecnologia da Unicamp, em Limeira; inscrição é gratuita e deve ser feita até quinta-feira (07.12.2017), pela internet

A Sustentabilidade nas Bacias Hidrográficas dos Rios PCJ (Piracicaba, Capivari e Jundiaí) através da Redução de Perdas de Água e de Impactos nos Recursos Hídricos será o tema do 2º Simpósio da Câmara Técnica de Saneamento dos Comitês PCJ (CT-SA), no próximo dia 12 de dezembro. O evento acontecerá das 9h às 17h20, na Faculdade de Tecnologia (FT) da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), em Limeira.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pela internet até quinta-feira (07/12/2017), através do link https://sistemas2.ft.unicamp.br/simposiopcj2/. As vagas são limitadas. Além de vários especialistas no assunto, entre os palestrantes também está o presidente dos Comitês PCJ e prefeito de Piracicaba, Barjas Negri, que falará sobre o projeto-piloto de combate à perda de água no município. A programação completa pode ser conferida neste link: https://drive.google.com/file/d/1AOTiGh_U85cX1E1FAfvLuw3IR-lUOPoy/view?usp=sharing

A professora doutora Maria Aparecida Medeiros, coordenadora da CT-SA e idealizadora do evento, ressaltou a importância de debater o assunto. “Tendo em vista que estamos na era de extremos climáticos, é preciso que a gestão dos recursos hídricos esteja alinhada com a sustentabilidade, pois os possíveis cenários de mudanças climáticas mostram o agravamento da escassez hídrica, sobretudo, em regiões como as bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), onde houve amplo processo de urbanização e industrialização, provocando uma progressiva e alarmante degradação dos seus recursos hídricos e relativa escassez de água”, justificou.

Segundo Maria Aparecida, um dos principais objetivos do 2º Simpósio da CT-SA é o de possibilitar o encontro de pessoas interessadas no tema água e sustentabilidade, permitindo a oportunidade de trocar ideias, apresentar experiências exitosas de boa gestão dos recursos hídricos, minimizando as perdas na distribuição, e ampliando o tratamento de esgotos domésticos, inclusive, com aplicações de tecnologias avançadas, de modo a aumentar a eficiência dos sistemas de tratamento e de abastecimento de água.

A coordenadora da CT-SA destacou, ainda, que o simpósio trará palestrantes comprometidos com as oportunidades e desafios para a promoção da gestão integrada das águas, de forma a aumentar a sustentabilidade nas Bacias PCJ. “O evento é também um momento de capacitação dos profissionais e interessados em sustentabilidade na gestão de recursos hídricos, tendo em vista a qualidade das apresentações e a experiência dos palestrantes”, concluiu.

​Além de Maria Aparecida Carvalho de Medeiros​​, a coordenação da CT-SA é formada por Luís Eduardo Gregolin Grisotto​ ​​(coordenador adjunto) e Ariella Machado de Oliveira Montebello​(secretária).

REALIDADE ATUAL

Nas Bacias PCJ, atualmente, as perdas de água representam, em média, 35% do total captado e tratado. A maior parte dos municípios tem índice de perda que varia de 25,1% a 49,9% do total captado e tratado. Pelo menos sete cidades apresentam índice superior a 50%. A meta é atingir o índice de 25% em toda a bacia até 2020.

Entre 1994 e 2016, cerca de R$ 600 milhões foram investidos pelos Comitês PCJ, através da cobrança pelo uso da água, em 636 projetos de diversas áreas.

Como prova da eficiência do trabalho realizado está a evolução do tratamento de esgoto: em 1994, somente 6% do esgoto era tratado na área abrangida pelas Bacias PCJ e, em 2016, chegou a 72%. Outros avanços podem ser notados no abastecimento urbano de água, com distribuição superior a 90% nas Bacias PCJ, assim como a coleta de esgoto, que também é superior a 90%. Quanto ao combate à perda de água, o investimento foi superior a R$ 200 milhões entre 1994 e 2016.

DADOS

No Relatório de Gestão das Bacias PCJ 2016, publicado este mês pela Agência das Bacias PCJ, é possível encontrar os índices de cada município referentes ao atendimento de água, índice de perdas, coleta e tratamento de esgoto em tabela na página 117 (Síntese da Situação do Saneamento).

SERVIÇO

2º Simpósio da Câmara Técnica de Saneamento dos Comitês PCJ

TEMA: Sustentabilidade nas Bacias dos Rios PCJ: Redução de Perdas de água e de Impactos nos Recursos Hídricos.

DATA: 12/12/2017

HORÁRIO: 9h00 às 17h20

LOCAL: Anfiteatro PA 07, Faculdade de Tecnologia – FT – Unicamp, Campus de Limeira.

ENDEREÇO: Rua Paschoal Marmo, 1888. Limeira–SP. (http://www2.ft.unicamp.br/pt-br/sobre/comochegar)

INSCRIÇÕES: gratuitas e abertas até dia 07/12/2017, com vagas limitadas. Link do sistema de inscrição: https://sistemas2.ft.unicamp.br/simposiopcj2/

PROGRAMAÇÃO COMPLETA: https://drive.google.com/file/d/1AOTiGh_U85cX1E1FAfvLuw3IR-lUOPoy/view?usp=sharing