Agência das Bacias PCJ e Comitês PCJ lançam Projeto Mananciais Charqueada/São Pedro

Tamanho da letra:

Evento de lançamento será neste sábado (26/05/2018), em Charqueada; ação é necessária para a readequação ambiental nas bacias dos córregos Boa Vista e Água Branca, o que deverá garantir maior disponibilidade e qualidade da água na região

O lançamento oficial do Projeto Mananciais Charqueada/São Pedro acontecerá neste sábado (26/05/2018), a partir das 8h, na Casa da Agricultura de Charqueada. A ação, que tem como objetivo desenvolver projetos de adequação ambiental de propriedades rurais e, em específico, o planejamento da restauração ecológica, é uma iniciativa da Agência das Bacias PCJ e dos Comitês PCJ, em parceria com a Prefeitura e Câmara Municipal de Charqueada, Câmara Municipal de São Pedro, Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo), e Gestão da APA (Área de Proteção Ambiental) Corumbataí-Botucatu-Tejupá.

O evento é aberto ao público e contará com a presença das autoridades locais dos municípios de Charqueada e São Pedro, parceiros envolvidos, proprietários rurais, além dos representantes da empresa contratada para desenvolvimento dos projetos. Na mesma manhã, um plantio simbólico será realizado no sítio Boa Vista, uma das propriedades rurais envolvidas, localizada em Charqueada.

O investimento é de cerca de R$ 375 mil, financiados pela Agência das Bacias PCJ, com recursos provenientes da Cobrança PCJ Federal (cobrança pelo uso da água em rios de domínio da União). O projeto beneficiará 20 propriedades no município de Charqueada, e 11 propriedades em São Pedro, totalizando área de aproximadamente 4,5 mil hectares.

IMPORTÂNCIA

A bacia do córrego Boa Vista, em Charqueada, era antigamente um manancial de abastecimento. Com o crescimento populacional do município houve uma diminuição da disponibilidade e piora na qualidade hídrica. Esse fato, resultou na alteração do ponto de captação de água para abastecimento de Charqueada para a bacia do Córrego Água Branca, localizada em São Pedro, na região limítrofe entre os dois municípios.

O Projeto Mananciais Charqueada/São Pedro, tem como objetivo a recuperação do Córrego Água Branca e do Córrego Boa Vista, os quais apresentam potencial para abastecimento público e garantia de segurança hídrica para o município de Charqueada. Os dois córregos também são importantes afluentes do Ribeirão Araquá, que abastece os municípios de Águas de São Pedro e São Pedro.

Os projetos executivos - Projetos Integrais de Propriedade (PIPs) - a serem elaborados na área objeto visam diagnosticar a propriedade rural para se levantar sua situação ambiental e propor as medidas necessárias para a sua adequação. Após a finalização dos PIPs em cada uma das propriedades participantes, será verificado se existe o interesse por parte do proprietário em receber os serviços de execução relacionados à restauração ecológica, como cercamento, plantio e enriquecimento com espécies vegetais. As ações serão realizadas sem nenhum custo aos proprietários.

Os levantamentos em campo para execução dos PIPs terão início ainda neste mês de maio, com previsão de término em setembro deste ano. Assim como o Nascentes Holambra e o Nascentes Analândia, o Mananciais Charqueada/São Pedro é mais um projeto priorizado no âmbito da Política de Mananciais dos Comitês PCJ.

Fotos: Membros da UGP (Unidade de Gestão do Projeto) Charqueada/São Pedro em ação e parte da área que será atendida pelo Projeto Mananciais, na Serra do Itaqueri. (Acervo da Agência das Bacias PCJ)

 

SERVIÇO

Lançamento do Projeto Mananciais Charqueada/São Pedro

Data: Sábado (26/05/2018)

Horário: Das 8h00 às 11h00

Local: Casa da Agricultura de Charqueada (Rua Governador Pedro de Toledo, nº 333), com plantio simbólico no Sítio Boa Vista, uma das propriedades beneficiadas pelo projeto.

Informações à imprensa: Assessoria de Comunicação da Agência das Bacias PCJ

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  ou (19) 3437-2102