Charqueada começa a proteger suas nascentes com a ajuda dos Comitês e Agência das Bacias PCJ

Tamanho da letra:

Projeto Mananciais Charqueada/São Pedro, lançado no sábado (26.05.2018), deverá garantir segurança hídrica com ações para proteger as nascentes naquela região e recuperar os córregos Água Branca e Boa Vista

A garantia de água no futuro é um dos principais benefícios previstos pelo Mananciais Charqueada/São Pedro, projeto lançado no último sábado, dia 26 de maio, pelos Comitês PCJ e Agência das Bacias PCJ com o objetivo de recuperar, preservar e proteger nascentes. Durante o evento, marcado pelo plantio simbólico de mudas nas margens do córrego Boa Vista, houve a assinatura da ordem de serviço para a realização dos projetos executivos para readequação ambiental de 31 propriedades rurais em Charqueada e São Pedro, em área total de 4,5 mil hectares. O investimento inicial é de R$ 375 mil, financiados pela Agência das Bacias PCJ, com recursos provenientes da Cobrança PCJ Federal (cobrança pelo uso da água em rios de domínio da União).

“O município de Charqueada foi escolhido porque já havia uma mobilização da Prefeitura, Câmara Municipal e Cati junto aos proprietários rurais, fato esse que ganhou destaque no âmbito dos Comitês, tendo sido priorizado”, comentou a diretora técnica da Agência das Bacias PCJ, Patrícia Barufaldi.

O Mananciais Charqueada/São Pedro tem como objetivo desenvolver projetos de adequação ambiental de propriedades rurais e, em específico, o planejamento da restauração ecológica. É uma iniciativa da Agência das Bacias PCJ e dos Comitês PCJ, em parceria com as Prefeituras e Câmaras Municipais de Charqueada e São Pedro; Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) – órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo; Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo); e Gestão da APA (Área de Proteção Ambiental) Corumbataí-Botucatu-Tejupá.

Antes do plantio simbólico, também foi realizado um evento na Casa de Agricultura de Charqueada, que reuniu autoridades locais e representantes de todos os parceiros e produtores rurais.

“Esse projeto vem ao encontro da missão institucional da Cati, que é a de promover o desenvolvimento rural sustentável através de parcerias. O Governo do Estado, como signatário da Agenda 21, tem compromissos ambientais e sociais, não só com a produção”, ressaltou Sérgio Diehl, diretor da Cati Regional Piracicaba.

Diehl também destacou a importância de se trabalhar em nível de bacia, como já previa o projeto MicroBacias 1, desenvolvido há 15 anos pela Cati. “É muito importante o que a gente faz pontualmente, plantando árvores, mas só se resolve mesmo a questão ambiental, se considerarmos a bacia como um todo, com todos os fatores que interagem, como o plantio de mudas, infiltração de água, estradas, erosão... Tudo isso tem que ser feito em nível de bacias e o Projeto Mananciais Charqueada São Pedro vai nessa direção e em benefício de toda a sociedade”, completou.

O prefeito de Charqueada, Romeu Verdi, também participou do lançamento e ressaltou a importância da iniciativa. “O Projeto Mananciais representa uma coisa boa. Os produtores rurais já estão contentes. Nossa expectativa é a recuperação ambiental da nossa região e poder compartilhar isso com os outros municípios. Temos que preservar a Serra do Itaqueri e os mananciais. A intenção é recuperar toda essa área que foi devastada”, comentou.

O vereador, Rogerio Aparecido Batista, o professor Rogerinho, de Charqueada, um dos idealizadores do projeto, enfatizou a importância das ações. “A Câmara Municipal de Charqueada vem dando todo o apoio necessário ao projeto, que vai beneficiar as atuais e futuras gerações”, afirmou.

PRODUTORES RURAIS

Entre os produtores rurais que aderiram ao Projeto Mananciais Charqueada/ São Pedro, a expectativa é a melhor possível. “Sou muito a favor da preservação do Meio Ambiente. O que a gente puder fazer para ajudar, nós vamos fazer. A expectativa nossa é de que dê bons resultados, porque a água é tudo. Aqui em Charqueada está abrindo muito loteamento e a quantidade de água que temos não é suficiente para todos eles. Com esse projeto, acho que teremos água suficiente”, comentou a produtora rural Silvana Aparecida Carrel do Nascimento.

A mesma opinião é dividida por sua colega, Nilva Aparecida Doná. “Eu espero que ocorra a preservação da área que é devida para a gente preservar. Todas as áreas deveriam ter um local de preservação, não deveria ser degradado perto de mananciais. É por aí mesmo. Antigamente, não havia essa preocupação”, observou.

HISTÓRICO

A bacia do córrego Boa Vista, em Charqueada, era antigamente um manancial de abastecimento. Com o crescimento populacional do município, houve uma diminuição da disponibilidade e piora na qualidade hídrica. Esse fato resultou na alteração do ponto de captação de água para abastecimento de Charqueada para a bacia do Córrego Água Branca, localizada em São Pedro, na região limítrofe entre os dois municípios.

Através do Projeto Mananciais Charqueada/São Pedro, pretende-se a recuperação dos Córregos Água Branca e Boa Vista, os quais apresentam potencial para abastecimento público e garantia de segurança hídrica para o município de Charqueada. Os dois córregos também são importantes afluentes do Ribeirão Araquá, que abastece os municípios de Águas de São Pedro e São Pedro.

Os projetos executivos - Projetos Integrais de Propriedade (PIPs) - a serem elaborados na área objeto visam diagnosticar a propriedade rural para se levantar sua situação ambiental e propor as medidas necessárias para a sua adequação. Após a finalização dos PIPs em cada uma das propriedades participantes, será verificado se existe o interesse por parte do proprietário em receber os serviços de execução relacionados à restauração ecológica, como cercamento, plantio e enriquecimento com espécies vegetais. As ações serão realizadas sem nenhum custo aos proprietários.

Os levantamentos em campo para execução dos PIPs terão início nesta semana, com previsão de término em setembro deste ano. Assim como o Nascentes Holambra e o Nascentes Analândia, o Mananciais Charqueada/São Pedro é mais um projeto priorizado no âmbito da Política de Mananciais dos Comitês PCJ.