Simpósio dos Comitês PCJ aborda os “Avanços e Desafios das Bacias PCJ” com a outorga digital, e também os impactos e tecnologias disponíveis

Evento será na quinta-feira (12/07/2018), na FT-Unicamp (Limeira), com organização da Câmara Técnica de Saneamento (CT-SA); inscrições devem ser feitas pela internet até sábado (07/07/2018)

A terceira edição do Simpósio da CT-SA (Câmara Técnica de Saneamento dos Comitês PCJ) será realizada na quinta-feira (12/07/2018), das 9h às 17h, em Limeira (SP). O evento terá como tema os “Avanços e Desafios nas Bacias PCJ (Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí): Outorga  Digital, Impactos e Tecnologias Disponíveis” e é uma iniciativa da CT-SA, com o apoio dos Comitês PCJ, Agência das Bacias PCJ e Faculdade de Tecnologia da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) – Campus de Limeira, onde as palestras serão ministradas. Os interessados em participar devem ser inscrever previamente, via internet, até 7 de julho, neste link: https://sistemas2.ft.unicamp.br/simposiopcj3/.

“Ao longo destes três simpósios, temos feito apresentações dos avanços de desafios nas Bacias PCJ, que evidentemente são muitos e por este motivo, a cada edição, estamos procurando focar em alguns.  Neste 3º Simpósio, estamos focando em Outorga Digital, com um palestrante profundamente ligado a este processo, sendo que os demais palestrantes farão apresentações sobre impactos nas Bacias PCJ e as tecnologias disponíveis para fazer a remediação destes impactos”, explicou a professora e doutora Maria Aparecida Carvalho de Medeiros, coordenadora da CT-SA.

Maria Aparecida destacou que os objetivos do evento são os de promover a difusão do conhecimento para os membros de todas as câmaras técnicas e demais interessados na área de Saneamento, que, segundo ela, é extremamente estratégica. “Por meio das apresentações e discussões, queremos abrir espaço para contribuir na capacitação de todos os participantes”, destacou.  Ela explicou que o simpósio também faz parte do cumprimento de metas propostas nos grupos de trabalho da CT-SA quanto à capacitação.

“A importância do evento é fundamental para ampliar a participação dos membros da CT-SA e demais câmaras técnicas dos Comitês PCJ, motivando todos a darem as suas contribuições nos seus respectivos locais de atuação, para que continuemos com os avanços e superando os desafios nas Bacias PCJ”, completou Maria Aparecida.

Público-alvo

Além dos membros das câmaras técnicas dos Comitês PCJ, o público-alvo do simpósio abrange também técnicos de Serviços de Tratamento de Água e de Esgotos, Resíduos Sólidos e Drenagem, que atuam nos municípios das Bacias PCJ, assim como os alunos e professores da FT-Unicamp dos cursos de Engenharia Ambiental, Tecnologia Ambiental e de Pós-Graduação (mestrado e doutorado na área de Meio Ambiente) e de outras Instituições de ensino da região.

Além de Maria Aparecida Medeiros, a coordenação da CT-SA é formada pelo coordenador-adjunto Luís Eduardo Grisotto (Abes-SP) e pela secretária Ariella Montebello (Prefeitura de Saltinho).

SERVIÇO

3º Simpósio “Avanços e Desafios nas Bacias PCJ: Outorga Digital, Impactos e Tecnologias Disponíveis”

Data: 12/07/2018 (Quinta-feira)

Horário: das 9h às 17h

Local: Faculdade de Tecnologia (FT) da Unicamp, campus de Limeira (Anfiteatro PA 07)

Endereço: Rua Paschoal Marmo, 1888, Jardim Nova Itália / Limeira-SP

Inscrições: https://sistemas2.ft.unicamp.br/simposiopcj3/

Organização: CT-SA (Câmara Técnica de Saneamento dos Comitês PCJ)

Apoio: Comitês PCJ, Agência das Bacias PCJ e FT-Unicamp

Informações para a imprensa: (19) 3437-2102 ou O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

PROGRAMAÇÃO

9h00 às 12h00

Jardins FiltrantesTecnologia para remoção de poluentes de forma sustentável

Lilian Hengleng de Gregori - Phytorestore

Outorga Digital nas Bacias dos Rios PCJ

Luiz Roberto Moretti – Secretário-Executivo dos Comitês PCJ, Diretor da Bacia do Médio Tietê(DAEE) e professor na EEP (Escola de Engenharia de Piracicaba)

13h30 às 17h00

Descartes Irregulares dos Resíduos da Construção Civil

Levi Torrers –Abrecon

Desafios na Produção de Água para Abastecimento Público em ETA Convencional”.

Ângela Di Bernardo Dantas – Unaerp e diretora na Hidrosan

Controle de Perdas: Giswater - Ferramenta de Gestão

Luiz Roberto Gravina Pladevall e Marcelo Eduardo Porem - CPS Engenharia

Fotos: 2º Simpósio da CT-AS, realizado em dezembro de 2017.