Agência das Bacias PCJ, SOS Mata Atlântica e Unica iniciam tratativas para futura parceria em ações de proteção de mananciais nas Bacias PCJ

Tamanho da letra:

Primeira reunião entre diretores da Agência das Bacias PCJ e representantes das entidades ocorreu nesta sexta-feira (13/07/2018), em Piracicaba

Representantes da Fundação SOS Mata Atlântica e da Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar) estiveram na manhã desta sexta-feira na sede da Agência das Bacias PCJ para iniciar as tratativas sobre uma futura parceria com o objetivo de implantar ações de proteção de mananciais nas Bacias PCJ. O encontro foi uma iniciativa da SOS Mata Atlântica e do representante da Unica nos Comitês PCJ e Conselho Estadual de Recursos Hídricos, André Elia Neto.

A comitiva foi recebida pelo presidente da Agência das Bacias PCJ, Sergio Razera, e pela diretora técnica, Patrícia Barufaldi. Também estavam presentes representantes da São Martinho S.A. e da Orplana (Organização de Plantadores de Cana), que reúne as associações de fornecedores de cana. Esta foi a primeira reunião do grupo para tratar sobre o assunto.

Razera destacou que os Comitês e a Agência das Bacias PCJ vêm trabalhando para ampliar as ações de proteção dos mananciais. “A efetivação da parceria certamente trará um impulso muito grande para concretizar esse grande desafio nas Bacias PCJ”, avaliou.

O gerente de restauração florestal da SOS Mata Atlântica, Rafael Fernandes, explicou que o objetivo da reunião foi buscar áreas disponíveis para implantação de projetos de restauração florestal. “A SOS colocou à disposição dos proprietários de terra, o programa Florestas do Futuro, que atua em projetos em áreas de proteção permanente e reservas legais, sem custos para os proprietários dessas áreas, promovendo assim a ampliação da cobertura florestal no bioma Mata Atlântica”, comentou Fernandes.

A assessora jurídica da Unica, Renata Camargo, afirmou que “o setor sucroenergético reitera seu compromisso com a adoção das melhores práticas de sustentabilidade, especialmente, a recuperação das áreas de preservação permanente localizadas nas Bacias PCJ” e, por isso, está desenvolvendo uma parceria com o SOS Mata Atlântica que deverá envolver também a Agência das Bacias PCJ e os Comitês PCJ. “Essa parceria permitirá a realização de projetos de recuperação com o auxílio do conhecimento técnico do SOS Mata Atlântica, garantindo a eficácia e a manutenção das áreas protegidas da região. A Unica acredita que o envolvimento de todos, incluindo sociedade civil, setor produtivo e pequenos fornecedores, é essencial para a proteção do meio ambiente”, concluiu.