Agência das Bacias PCJ irá entregar nesta semana os projetos de adequação ambiental das propriedades rurais que aderiram ao Nascentes Analândia

Tamanho da letra:

Evento será realizado neste sábado (28/07/2018), a partir das 9h, no Centro Comunitário Educacional e Cultural “Dirceu Mancini”, em Analândia; até o momento, o investimento foi de R$ 183.560,94, com recursos provenientes da Cobrança PCJ Federal

Os projetos de readequação ambiental das 15 propriedades que aderiram ao Nascentes Analândia serão entregues neste sábado, dia 28, pela Agência das Bacias PCJ, em evento no Centro Educacional e Cultural “Dirceu Mancini”, em Analândia (SP), a partir das 9h.

Os PIPs (Projetos Integrais de Propriedades), como são chamados, fazem o diagnóstico da situação de degradação ambiental específica de cada propriedade envolvida e também propõem intervenções para recuperação delas, com particularidade para aquelas voltadas à restauração ecológica.

O Projeto Nascentes Analândia foi lançado em agosto de 2017 e surgiu a partir da necessidade de se promover a recuperação, conservação e proteção da microbacia do Córrego Cavalheiro, em Analândia, considerado um importante manancial de interesse para abastecimento público nas regiões de Rio Claro e Piracicaba.

Trata-se de um projeto piloto em consonância com a Política de Mananciais dos Comitês PCJ. Segundo dados da equipe da Área Ambiental da Agência das Bacias PCJ, a paisagem natural e as estruturas geológicas existentes na região de Analândia representam patrimônio natural, cênico e cultural da região, cuja proteção tem previsão legal, e, por isto, o Projeto Nascentes Analândia contribuirá para a adequação e proteção dessa região dentro da área de abrangência dos PIPs. Até o momento, para a execução dos PIPs, foram investidos R$ 183.560,94, provenientes da cobrança pelo uso da água em rios de domínio da União (Cobrança PCJ Federal).

As 15 propriedades abrangem aproximadamente 1.650 hectares. Entre os aspectos de degradação levantados nos PIPs, destacam-se: necessidade de restauração da vegetação remanescente e das Áreas de Preservação Permanente (APPs); aplicação de técnicas voltadas à conservação de carreadores; além da necessidade de estruturas de saneamento na área rural, de isolamento de fatores de degradação (cercamento) e de contenção de processos erosivos. O total de área proposta para restauração ecológica é de 88,44 hectares, que envolvem a recomposição de APPs e Reserva Legal.

As atividades são acompanhadas pela Unidade de Gestão do Projeto Nascentes Analândia (UGP-Analândia). Trata-se de um grupo responsável pelo acompanhamento dos trabalhos, e que também auxilia no processo de mobilização junto aos proprietários rurais envolvidos. A empresa contratada, Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo (Codasp), realizou os trabalhos de campo, que consistiram no levantamento de informações e caracterização in loco da situação ambiental das propriedades. Paralelamente, a Área Ambiental da Agência das Bacias PCJ atuou no gerenciamento e análises técnicas dos PIPs gerados pela Codasp, e apoio à UGP.

AMPLIAÇÃO

No evento deste sábado, após a entrega dos PIPs, os proprietários rurais serão convidados a assinar um termo de interesse para aderirem à próxima etapa, que é a contratação para execução das intervenções, com prioridade para as de restauração ecológica. Futuramente, outras propriedades que já manifestaram o interesse em participar poderão ser contempladas.

O Nascentes Analândia é uma iniciativa dos Comitês PCJ e da Agência das Bacias PCJ, que conta com a participação voluntária de vários parceiros como a Prefeitura e Casa de Agricultura de Analândia, Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), IPSA Corumbataí(Instituto de Proteção Sócio Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Corumbataí), Sindicato Rural de Rio Claro, Unicamp(Universidade Estadual de Campinas), Ufscar (Universidade Federal de São Carlos), APA(Área de Proteção Ambiental) Corumbataí-Piracicaba-Tejupá.

SERVIÇO

Entrega dos Projetos Integrais de Propriedades (PIPs) do Projeto Nascentes Analândia

DATA: 28/07/2018 (sábado)

HORÁRIO: a partir das 9h

LOCAL: Centro Comunitário Educacional e Cultural “Dirceu Mancini” – Rua Quatro, nº 732, Centro, Analândia (SP)

PROGRAMAÇÃO

8h30 - Recepção

9h00 - Abertura do evento

9h30 – Apresentação dos trabalhos desenvolvidos

10h00 – Entrega dos PIPs aos proprietários rurais

10h30 – Assinatura dos Termos de Interesse pelos proprietários que aderirem à etapa de execução das intervenções

11h – Encerramento

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Agência das Bacias PCJ – telefone: (19) 3437-2102 / E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.