Comitês PCJ e Agência das Bacias PCJ participam do XX Encontro Nacional de Comitês

Tamanho da letra:

O XX Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (ENCOB 2018) começou nesta segunda-feira (20.08.2018), em Florianópolis (SC), com o tema “O Futuro da Água: Desafios dos Comitês na Terceira Década da Política Nacional de Recursos Hídricos”; Comitiva PCJ é formada por representantes dos Comitês PCJ e Agência das Bacias PCJ

A Comitiva PCJ, formada por representantes das Câmaras Técnicas dos Comitês PCJ e a Agência das Bacias PCJ (Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí) participa da 20ª edição do ENCOB (Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas), que acontece nesta semana, em Florianópolis (SC). O evento tem como tema principal “O Futuro da Água: Desafios dos Comitês na Terceira Década da Política Nacional de Recursos Hídricos”.

Além da participação nas diferentes atividades da programação do ENCOB 2018, representantes da Comitiva PCJ vão apresentar o trabalho “A Educação Ambiental e a Revisão do Plano das Bacias PCJ” e também expor um banner sobre a “Política de Mananciais PCJ”. “O ENCOB é um grande momento de troca de experiências e também de discutir o futuro e os novos desafios da gestão dos recursos hídricos”, comentou o diretor-presidente da Agência das Bacias PCJ, Sergio Razera.

O XX ENCOB começou nesta segunda, dia 20, e vai até sexta-feira, 24. Durante os cinco dias do evento a programação inclui mais de 25 atividades diferentes, entre elas palestras, mesas redondas, debates, oficinas e apresentações de cases. Serão mais de 100 colaboradores, incluindo palestrantes nacionais e internacionais, representantes de usuários de água, da sociedade civil e de órgãos governamentais, bem como de integrantes dos comitês de gerenciamento de bacia hidrográfica, federais e estaduais.

O ENCOB 2018 vai reunir, em um só lugar, este importante segmento voltado à gestão integrada e participativa e ao intercâmbio de vivências e experiências no processo de descentralização das ações de gestão dos recursos hídricos do Brasil.

Durante o evento serão discutidas e pautadas questões que envolvem o suporte tecnológico que permita dar condições de sustentar a gestão de recursos hídricos, a transparência como forma intrínseca para o funcionamento dos comitês de bacia e dos poderes públicos e, a gestão com o desafio para o atendimento das necessidades de água frente à evolução social e econômica e à escassez de quantidade e qualidade crescentes, temas que permeiam os comitês de bacia e o futuro da água.

A apresentação do trabalho sobre Educação Ambiental será feita por Rosimeire Oliveira, secretária da Câmara Técnica de Educação Ambiental (CT-EA), nesta terça-feira (21.08.2018). O objetivo é apresentar a perspectiva da educação ambiental dentro da revisão do Plano das Bacias PCJ e a produção de conteúdo a respeito da temática. O trabalho é assinado por Rosimeire e colaboradores da Agência das Bacias PCJ.

O banner sobre a Política de Mananciais, que está exposto no evento, traz as principais informações sobre essa importante ação implantada em 2017 pelos Comitês PCJ, por meio da deliberação 285/2017, e também sobre o Plano Diretor para Recomposição Florestal (deliberação 295/2018). O trabalho é assinado por sete pessoas, entre membros do GT-Mananciais dos Comitês PCJ e técnicos da Agência das Bacias PCJ.

MESA DE DIÁLOGO

Outra participação importante no ENCOB 2018 será através do representante dos Comitês PCJ no Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, Rodrigo Hajjar Francisco, gerente de Meio Ambiente da Sanasa Campinas, que atuará como moderador em uma Mesa de Diálogo nesta terça-feira, dia 21, na qual será discutido o tema ‘Comitês no processo de fomento à inovação social na gestão de riscos associados a eventos extremos’. “A expectativa é de uma renovação de temas discutidos atualizando os pontos fundamentais para a nova realidade ambiental, econômica e social”, declarou Hajjar sobre o evento.

Na tarde desta segunda-feira, dia 20, o gerente de Água da TNC (The Nature Conservancy) no Brasil, foi um dos palestrantes do ENCOB e abordou o tema “Programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA): um panorama das iniciativas na região das Bacias PCJ”.