Agência das Bacias PCJ é finalista no 10º CIEE Melhores Programas de Estágio

Tamanho da letra:

Premiação será nesta quinta-feira, dia 4, em São Paulo; nesta edição são 1227 empresas participantes

A Agência das Bacias PCJ é uma das organizações finalistas no 10º Prêmio CIEE Melhores Programas de Estágio. A iniciativa do Centro de Integração Empresa-Escola tem como objetivo distinguir e reconhecer órgãos que colaboram para a efetiva inserção no mercado de trabalho, ao investir na formação e no treinamento de jovens profissionais. Esta é a primeira vez que a Agência das Bacias PCJ se inscreve neste prêmio.

O anúncio dos premiados acontece em 4 de abril, às 18h30, no Espaço Sociocultural do Teatro CIEE, no Itaim Bibi, na capital paulista. Nesta edição, são 1.227 organizações participantes de todo o país. No evento, todas as empresas finalistas receberão certificado, além de uma síntese de avaliação do programa.

A Agência das Bacias PCJ possui cinco estagiários em seu quadro administrativo, que é formado por 47 colaboradores no total, incluindo funcionários concursados e terceirizados. Entre os estagiários estão Bruno Aranda e Gabriela Ribas, da Coordenação de Apoio ao Sistema de Gestão de Recursos Hídricos; Carolina Trindade, da Coordenação Financeira; Ítalo Rafael Guedes, da Assessoria de Comunicação; e Laissa Ramos dos Reis, da Coordenação de Gestão.

Na avaliação do diretor administrativo e financeiro, Ivens de Oliveira, o fato de a Agência das Bacias PCJ se tornar finalista desse prêmio no primeiro ano em que se inscreveu é sinal de que a entidade está no caminho certo quanto ao seu programa de estágio. “Isso mostra o quanto os colaboradores são valorizados. Aqui na Agência, por exemplo, há vários casos de estagiários que foram efetivados ou que saíram, tiveram experiências em grandes empresas e depois retornaram para a Agência, sendo absorvidos como colaboradores”, destacou Oliveira.

PREMIAÇÃO - De acordo com o regulamento, 26 empresas serão contempladas, de acordo com o número de estagiários, nos segmentos Empresas Privadas e de Economia Mista, Terceiro Setor e Órgãos Públicos e Empresas públicas. As organizações premiadas em âmbito nacional ganharão o Selo de Reconhecimento.

A pesquisa consistiu em um questionário de 30 questões gerais e específicas, respondido por 20.525 estagiários, que avaliaram os diversos aspectos dos programas de estágio que participam, com sigilo de informação assegurado. A pesquisa é uma parceria entre o CIEE, a Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-SP), com suporte técnico e metodológico do instituto de pesquisa The Gallup Organization.

“Com o prêmio, reconhecemos as boas práticas que norteiam programas de estágio realizados nas mais diversas organizações”, resumiu a supervisora de Planejamento e Controle de atendimento do CIEE, Maria Auxiliadora Mondini Paré.

SOBRE A AGÊNCIA DAS BACIAS PCJ

A Fundação Agência das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Agência das Bacias PCJ) completa 10 anos de existência em novembro de 2019. Nesses 10 anos, a entidade se tornou uma referência nacional e internacional em gestão de recursos hídricos, com relevantes ações e projetos em diversas áreas relacionadas ao saneamento básico e ao meio ambiente.

A Agência das Bacias PCJ foi criada em 2009 pelos Comitês PCJ para prestar apoio ao seu funcionamento e atuar como sua secretaria executiva, além de executora das ações previstas no Plano das Bacias PCJ. É também responsável pelo gerenciamento dos recursos financeiros provenientes das Cobranças PCJ Paulista e Federal (cobranças pelo uso dos recursos hídricos em rios de domínio do estado de São Paulo e da União), bem como dos recursos da compensação financeira/royalties do setor hidroelétrico. É uma entidade com personalidade jurídica de fundação de direito privado, sem fins lucrativos, com estrutura administrativa e financeira próprias.