Barjas Negri é reeleito presidente dos Comitês PCJ

Tamanho da letra:

Prefeito de Piracicaba foi escolhido por aclamação durante plenária dos Comitês PCJ, parlamento das águas nas Bacias PCJ, nesta sexta-feira (28.06.2019)

O prefeito de Piracicaba, Barjas Negri, foi reeleito presidente dos Comitês PCJ, para o mandato de 2019 a 2021. A votação, por unanimidade, ocorreu na manhã desta sexta-feira, dia 28, durante a 23ª Reunião Ordinária dos Comitês PCJ, na Fumep (Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba). O encontro contou com a participação de cerca de 150 pessoas. Além da eleição da diretoria, houve a posse dos membros eleitos da sociedade civil (usuários de recursos hídricos e organizações civis) e indicados pelos municípios e órgãos governamentais (estados e União).

Presidente dos Comitês PCJ desde março de 2017, Barjas Negri também esteve à frente da entidade entre 2009 e 2012. Em seu discurso após o resultado das eleições, conclamou a todos a trabalharem em conjunto em favor das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí.

“As ações dos próximos dois anos foram plantadas nos anos anteriores. Agradeço as críticas, sugestões e o apoio de todos, pois isso ajudou a melhorar o funcionamento dos Comitês”, afirmou Barjas Negri. “É fundamental o apoio da sociedade ao sugerir e, principalmente, fiscalizar nosso trabalho”, acrescentou.

Ele ainda citou o projeto de construção das duas barragens, em Pedreira e Amparo, como alternativa muito importante para crise hídrica em toda a região. “Se não fosse o trabalho dos Comitês, hoje não estaríamos com estas duas obras que devem melhorar a vazão do Rio Piracicaba e beneficiar toda a região. A previsão é que as duas barragens sejam finalizadas e entrem em funcionamento em 2021”, ressaltou o presidente dos Comitês PCJ.

O novo mandato dos membros e diretoria tem início nesta sexta-feira, 28 de junho de 2019, e vai até março de 2021. As eleições do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba e Jaguari (CBH-PJ1), que abrange a parcela mineira das Bacias, já foi realizada em 2018. Nesta plenária, o comitê mineiro indicou seus membros para o comitê federal.

Além de Barjas Negri, eleito para presidir o CBH-PCJ e o PCJ FEDERAL, a diretoria ficou composta por Marco Antonio dos Santos, que continua como vice-presidente do CBH-PCJ e 2º vice-presidente do PCJ Federal, e Luiz Roberto Moretti, que já é o secretário-executivo dos Comitês PCJ desde abril de 2018. O primeiro vice-presidente do PCJ FEDERAL é José Maria do Couto, que também é presidente do CBH-PJ1. Como secretário-executivo adjunto do CBH-PCJ, foi eleito André Navarro. O secretário-executivo do CBH-PJ1 é Sidney José da Rosa.

Além das diretorias do CBH-PCJ e PCJ Federal e Secretaria Executiva dos Comitês, membros de cada um dos três segmentos que integram a entidade - órgãos de governo (estado e União), municípios e sociedade civil (usuários de recursos hídricos e organizações civis)– escolheram os representantes dos municípios paulistas no CRH-SP (Conselho Estadual de Recursos Hídricos) e CMC-SP (Conselho Estadual de Mudanças Climáticas).

Também foram indicados representantes dos Comitês PCJ nos Fóruns Paulista e Nacional de Comitês de Bacias e na Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas (Rebob), além de eleitos representantes que compõem a Câmara Técnica de Planejamento (CT-PL). A CT-PL atua como instância preliminar dos Comitês PCJ para apreciar programas de ação e financiamentos de interesse regional e propor aos plenários a priorização de projetos e obras, além de integrar e articular as ações das demais Câmaras Técnicas, bem como a de consolidar propostas dessas Câmaras a serem submetidas aos Plenários dos Comitês PCJ.

SOBRE OS COMITÊS PCJ

Os três colegiados que formam os Comitês PCJ – o Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (CBH-PCJ), o Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ FEDERAL) e o Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba-Jaguari (CBH-PJ1) — são as instâncias máximas para a tomada de decisões sobre a gestão de recursos hídricos nas Bacias PCJ, com diretorias integradas. Entre outras funções, a Agência das Bacias PCJ atua como braço-executivo dos Comitês PCJ e foi criada em novembro de 2009.

O comitê paulista (CBH-PCJ) completará 26 anos de instalação em novembro. Em março, o comitê federal completou 16 anos e o mineiro (CBH-PJ1), 11 anos. Os Comitês PCJ abrangem 71 municípios (66 paulistas e cinco mineiros) e são compostos por representantes dos Governos Federal, dos Estados de São Paulo e de Minas Gerais, dos municípios, usuários dos recursos hídricos e das organizações civis.

Sua gestão é descentralizada e participativa, e busca a convergência das decisões desses colegiados como forma de garantir o desenvolvimento e a continuidade da gestão dos recursos hídricos nas Bacias PCJ. A região das Bacias PCJ é formada por cerca de 5,7 milhões de habitantes e responde por cerca de 5% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro e 14% do PIB do estado de São Paulo.

DIRETORIA ELEITA DOS COMITÊS PCJ

Presidente do CBH-PCJ e do PCJ FEDERAL: Barjas Negri, Prefeito de Piracicaba;

Presidente do CBH-PJ1 e 1º vice-presidente do PCJ FEDERAL: José Maria do Couto, representante do Sindicato de Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Materiais Elétricos de Cambuí, Camanducaia, Extrema e Itapeva (Sinmec);

Vice-presidente do CBH-PCJ e 2º Vice-presidente do PCJ FEDERAL: Marco Antonio dos Santos, representante da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento(Assemae);

Secretário-executivo do CBH-PCJ e do PCJ FEDERAL: Luiz Roberto Moretti, representante da Secretaria da Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo;

Secretário-executivo adjunto do CBH-PCJ: André Navarro, representante da Secretaria da Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo;

Secretário-executivo do CBH-PJ1: Sidney José da Rosa, representante da Associação de Agricultura Orgânica e Biodinâmica Serras de Santana (Bioss);

Secretária-executiva adjunta do CBH-PJ1: Laene Fonseca Vilas Boa, representando a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG).


MAIS INFORMAÇÕES SOBRE OS COMITÊS PCJ: www.comitespcj.org.br

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Agência das Bacias PCJ

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. / Telefone: (19) 3437-2102