Gestão para Segurança Hídrica é tema do Workshop de Águas Subterrâneas dos Comitês PCJ

Tamanho da letra:

Evento, organizado pela Câmara Técnica de Águas Subterrâneas (CT-AS) com apoio da Agência das Bacias PCJ, será na Unesp de Rio Claro, nos dias 27 e 28 de novembro de 2019, e contará com palestras, mesas-redondas, minicursos e até concurso de fotografias e poesias

Com uma extensa programação e bastante conteúdo, o V Workshop de Águas Subterrâneas dos Comitês PCJ (Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí) promete atrair muitos interessados nas temáticas relacionadas à gestão dos recursos hídricos. O evento, que tem como tema “Gestão para a Segurança Hídrica”, acontecerá nos dias 27 e 28 de novembro de 2019, no campus da Unesp de Rio Claro, e contará com várias atrações, até mesmo um concurso de fotografias e poesias (mais informações e programação abaixo).

O workshop é organizado pela Câmara Técnica de Águas Subterrâneas (CT-AS) dos Comitês PCJ e conta com o apoio da Agência das Bacias PCJ. No primeiro dia, quarta-feira (27/11/2019), haverá palestras e mesas-redondas com diversos especialistas, no auditório do Instituto de Geografia e no Centro de Estudos Ambientais (CEA) da Unesp. No segundo dia, quinta-feira (28/11/2019) serão promovidos três minicursos no CEA.

“O objetivo principal do workshop é trazer o tema águas subterrâneas para espaços onde, geralmente, é deixado de lado. É importante entendermos a água subterrânea como uma etapa do ciclo hidrológico, fundamental para a sustentabilidade hídrica, não devendo ser vista de forma dissociada das águas superficiais”, ressaltou o geólogo Vinícius Rodrigues, um dos organizadores do evento. “Dessa forma, deixando em segundo plano os aspectos mais técnicos que envolvem esse recurso, o evento buscará inserir o tema no contexto de: Mudanças Climáticas, Políticas Públicas, Sensibilização Ambiental, Mobilização Social, Comunicação, Educação, entre outros. Entende-se que essa inserção seja de extrema relevância para que esse assunto, tão desconhecido em meio à sociedade, ganhe mais visibilidade e, talvez, mais simpatizantes que, futuramente, possam vir a se dedicar a ele, promovendo o seu uso sustentável”, acrescentou.

Rodrigues enfatizou que o workshop tem como público alvo todos os cidadãos das Bacias PCJ e, em especial, os estudantes, professores, empresários, usuários de águas subterrâneas, municípios e tomadores de decisões, sejam eles de órgãos gestores ou parlamentares. “A expectativa é de que tenhamos um bom público e que o evento proporcione uma maior visibilidade ao assunto, promovendo o conhecimento, a troca de experiências e reflexões que darão subsídios às discussões e ações no âmbito dos Comitês PCJ”, concluiu.

INSCRIÇÕES

As inscrições para o primeiro dia podem ser feitas até o dia 22/11/2019, neste link: http://bit.ly/2WQBXXg. As vagas são limitadas. Para os minicursos, as inscrições devem ser feitas separadamente. As três opções são: “As Águas Subterrâneas e a Cidade” (http://bit.ly/2WQktKP); “O Elo Perdido: o Planeta Terra e a Educação Básica” (http://bit.ly/2WUWvxU); e “Diagnóstico da Contaminação Solo/Água Subterrânea por Compostos Orgânicos em Postos de Abastecimento e Técnicas de Remediação” (http://bit.ly/2p5DTyU).

FOTOS E POESIAS

Uma das novidades do V Workshop de Águas Subterrâneas é o “Concurso de Fotografias & Poesias”. O tema do concurso é “Recursos hídricos”. Os interessados poderão enviar uma fotografia (.jpg) e/ou poesia (.pdf) até o dia 23 de novembro para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

Os nomes dos vencedores serão divulgados no dia 27 de novembro, durante o coquetel de abertura do evento. Os primeiros colocados serão premiados. “A ideia desse concurso é incentivar todos os cidadãos que vivem nas Bacias PCJ a tentarem traduzir a sua relação íntima com as águas, fazendo um exercício de autoconhecimento e de percepção”, explicou Vinicius Rodrigues.


SERVIÇO

V Workshop de Águas Subterrâneas dos Comitês PCJ

DATA: 27 e 28 de novembro de 2019

LOCAL: UNESP – Campus de Rio Claro (SP) - Instituto de Geografia e Centro de Estudos Ambientais (CEA)

Inscrições:

PROGRAMAÇÃO

DIA 27/11/2019 (QUARTA-FEIRA)

Das 8h30 às 9h00 Entrega de materiais

Das 9h00 às 10h00 Solenidade de abertura - Salão Nobre Prof. Dr. Adistão Marcon (Auditório da Geografia)

Das 10h00 às 10h20 Palestra 1: Programa Sistema Aquífero Guarani (PRO SAG)

    Palestrante: Dra. Berenice Balsalobre - Curadora do Museu de Mineralogia Aitiara (MuMA)

Das 10h20 às 10h50 Coffee Break e Trailer Itinerante do PRO SAG, com a Peça Teatral “Mãe Terra”

Das 10h50 às 13h00 Mesa Redonda 1: Mudanças Climática e Recursos Hídricos – Auditório da Geografia

    Moderador: Geólogo Dr. José Luiz Albuquerque Filho IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas

    Palestrantes: Geólogo Hilton Aparecido Magri Lucio - Antea Group.

        Prof. Dr. José Galizia Tundisi - SMA/São Carlos

        Prof. Dr. Didier Gastmans - UNESP/Centro de Estudos Ambientais

Das 13h00 às 14h00 Almoço

SALA 1 – CEA - CENTRO DE ESTUDOS AMBIENTAIS

Das 14h00 às 15h00 Palestra 2: Fundamentos da Classificação da Qualidade das Águas Subterrâneas

    Palestrante: Profª. Dra. Gisela Umbuzeiro - UNICAMP

Das 15h00 às 16h00 Palestra 3: Política de Mananciais PCJ

    Palestrante: Engenheiro Agrônomo Dr. João Demarchi - CT-RN / Instituto de Zootecnia

Das 16h30 às 18h30 Palestra 4: Modelagem Matemática Aplicada à Gestão de Aquíferos

    Palestrante: Geólogo Msc. Mauro Prado - Water Services and Technologies

AUDITÓRIO CEA – CENTRO DE ESTUDOS AMBIENTAIS

Das 14h00 às 16h00 Mesa Redonda 2: Ciência, Comunicação e Políticas Públicas: Como associar a compreensão e a ação no campo dos recursos hídricos subterrâneos

    Moderador: Geólogo Me. Vinícius R. Rodrigues DAEE/BMT

    Palestrantes: Jornalista Afra Balazina - Fundação S.O.S Mata Atlântica

        Prof. Dr. Ricardo Hirata - USP/CEPAS

        Educador Socioambiental Carlos Henrique Oliveira – assessor parlamentar da Deputada Marina Helou

Das 16h00 às 16h30 Coffe Break

Das 16h30 às 17h30 Palestra 5: Educação Ambiental, Difusão de Informações e Mobilização Social: Dando visibilidade à água subterrânea

    Palestrante: Geólogo Dr. Celso Graminha - Ministério Público SP

Das 17h30 às 18h30 Palestra 6: A Sensibilização Ambiental com foco nas águas subterrâneas

    Palestrante: Prof. Francisco Lahóz Consórcio PCJ/FUMEP

18h30h Encerramento

Das 18h30 às 22h00 Coquetel

DIA 28/11/2019 (QUINTA-FEIRA)

MINICURSOS - Das 9h30 às 17h30 – CEA (Centro de Estudos Ambientais)

Minicurso 1 – As Águas Subterrâneas e a Cidade (exclusivo para representantes de municípios das Bacias PCJ)

Ministrante: Profª. Dr.ª Luciana Cordeiro - UNICAMP /Limeira

Local: Auditório do CEA

Minicurso 2 – Das 9h00 às 17h00 O Elo Perdido: O Planeta Terra e a Educação Básica (exclusivo para docentes de Educação Básica ou aluno/a de pós-graduação com interesse na docência das disciplinas: Ciências, Geografia, Biologia, Química ou Física)

Ministrante: Prof. Dr. Celso Del Ré Carneiro - UNICAMP

Local: Sala 1 do CEA

Minicurso 3 – Das 9h00 às 17h00 Diagnóstico da Contaminação Solo/Água Subterrânea por Compostos Orgânicos em Postos de Abastecimento e Técnicas de Remediação.

Ministrante: Geólogo Dr. Márcio Costa Alberto - Consultor em Gerenciamento de Áreas Contaminadas

Local: Sala 2 do CEA