Meio Ambiente e água: essenciais para a vida

Tamanho da letra:

O que cada um de nós está fazendo frente ao desafio da escassez de água potável e da sua qualidade? A água é o elemento central na representação do meio ambiente. Afinal, ela conduz a vida no mundo com suas funções econômicas e sociais.

Nesta sexta-feira, 5 de junho, quando é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, que tal refletirmos e nos questionarmos sobre o assunto? Na Agência das Bacias PCJ e nos Comitês PCJ, água e meio ambiente são assuntos diários e prioritários.

A cada ano, a água ganha destaque nas discussões sobre o meio ambiente. Recurso escasso e finito, indispensável para os seres vivos, tem papel fundamental no desenvolvimento econômico – está dentro dos processos industriais e é insumo fundamental para a agricultura.

Mas, as mudanças climáticas passaram a afetar as chuvas de forma a provocar secas em algumas regiões e enchentes em outras. Entre 2014 e 2015, a região das Bacias PCJ registrou uma das mais severas estiagens. Em 2020, a estiagem também é forte, com o abril mais seco dos últimos 130 anos. Entre janeiro e abril, o volume de chuvas foi 38% abaixo da média histórica, segundo o Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

Como prevenção às mudanças climáticas, os Comitês PCJ e Agência das Bacias PCJ tem investido em estudos, parcerias e ações para adaptação. Entre 2015 e 2017, as Bacias PCJ integraram a Ação Eco Cuencas, iniciativa internacional que envolveu nove parceiros da América Latina e Europa, com os objetivos de melhorar a gestão das bacias hidrográficas, implementando mecanismos de redistribuição financeira, aliados ao desenvolvimento sustentável, e, também, adaptações às mudanças climáticas.

No final do ano passado, a Agência das Bacias PCJ e a AGEVAP firmaram um acordo um acordo internacional com a Agência de Água Loire-Bretagne, da França, tendo como principal intuito a troca de experiências para o aperfeiçoamento da gestão dos recursos hídricos.

Além da adaptação às mudanças climáticas, a Agência das Bacias PCJ e Comitês PCJ têm investido também em segurança hídrica. Seja em ações de monitoramento hidrológico e sustentabilidade, como também da Política de Recuperação, Conservação e Proteção de Mananciais PCJ, com a restauração florestal com foco na maior produção de água.

A luta pela água e pelo Meio Ambiente é contínua, faz parte do dia a dia dos Comitês PCJ e Agência das Bacias PCJ. No dia 5 de junho, o tema ganha ainda mais destaque. Com uma maior consciência sobre a importância do meio ambiente e da água é que os seres humanos poderão trilhar no caminho da sustentabilidade e garantia de vida às futuras gerações. Só assim, a humanidade sobreviverá.

Comitês PCJ
Agência das Bacias PCJ