Agência das Bacias PCJ realiza ação em comemoração ao Dia da Árvore

Tamanho da letra:

Iniciativa idealizada pelos colaboradores da entidade visa a incentivar a preservação e o plantio; população está convidada para participar

Elas abrigam pássaros, espalham sementes, fornecem sombras, diminuem a temperatura, auxiliam na purificação e umidade do ar, além de deixarem a paisagem mais agradável e bonita. Patrimônio ambiental das cidades, as árvores têm ligação direta com o bem-estar das pessoas e do meio ambiente. Com o objetivo de incentivar o plantio e a conservação das diferentes espécies, os colaboradores da Agência das Bacias PCJ realizam, ao longo de setembro, a campanha “Mês da Árvore PCJ”.

A iniciativa, em alusão ao Dia da Árvore, comemorado em 21 de setembro, contou com a participação de colaboradores da entidade e foi encabeçada pelo Comitê Operacional da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). Estes produziram vídeos, fotos, desenhos e poemas que serão publicados nas redes sociais da Agência das Bacias PCJ (Facebook e Instagram) ao longo do nono mês do ano.

“A campanha Mês da Árvore PCJ vem alinhar duas ações dentro da Agência das Bacias PCJ. O trabalho da A3P, dentro do processo de desenvolver ações de qualidade de vida e sensibilização dos colaboradores, alinhado ao plano da assessoria de comunicação de humanizar as redes sociais da entidade”, explica a colaboradora da Coordenação Financeira da entidade e membro da Comitê Operacional da A3P, Sheron Silva.

Em suas postagens, que serão publicadas diariamente, os profissionais contam a ligação que possuem com a espécie de árvore que escolheram para apresentar, além de trazerem informações mais técnicas.

Adesão

Os colaboradores da Agência das Bacias PCJ convidam toda a comunidade a participar da ação intitulada “Mês da Árvore”. Quem tiver alguma história para contar, gostar de alguma espécie ou for defensor da arborização, pode produzir um post e fazer uso da #MesdaArvorePCJ. As publicações serão republicadas nas redes sociais da entidade. “Nosso objetivo não é deixar que a ação ocorra apenas dentro da Agência das Bacias PCJ. Queremos despertar nas pessoas a necessidade de preservar e manter as árvores em condomínios e calçadas, por exemplo”, afirma Sheron. Vale ressaltar que, além de todos os benefícios já citados, as árvores garantem segurança hídrica – basicamente não existe sistema de abastecimento de água sem preservação das matas ciliares.

A3P

A A3P é um programa do Ministério do Meio Ambiente que objetiva estimular órgãos públicos do Brasil a implementarem práticas de sustentabilidade. A Agência das Bacias PCJ aderiu à iniciativa em dezembro de 2018 com o objetivo de obter eficiência na atividade pública enquanto promove a preservação do meio ambiente. Isto porque, ao mesmo tempo em que protege a natureza, consegue reduzir seus gastos.