Características Climáticas

Tamanho da letra:

O clima na região sofre influência das massas de ares atlânticas polares e tropicais, provocando diferenças regionais dadas pela distância em relação ao mar e por fatores topoclimáticos, como as serras do Japi e de São Pedro.

De modo geral, o clima é do tipo quente, temperado e chuvoso, apresentando quatro faixas de ocorrências, classificadas segundo a divisão internacional de Köeppen, visualizadas na Figura 1.


Figura 1- Classificação climática da região das Bacias PCJ.
Fonte: Adaptado de Alvares et al. (2014).

O período chuvoso ocorre entre os meses de outubro e abril, onde registra-se também as maiores temperaturas. No período de estiagem, entre maio e setembro, verifica-se menores médias na temperatura.

Os índices de precipitação pluviométrica anuais variam, na média, entre 1.195 mm e 1.609 mm. Entretanto, nos trechos das cabeceiras dos cursos formadores do rio Piracicaba, na região da Serra da Mantiqueira, à leste de Bragança Paulista, ocorrem as maiores precipitações pluviométricas (Figura 2). Esses índices caem na porção centro sul das bacias, na depressão periférica paulista, com destaque para os municípios localizados à jusante das sub-bacias Capivari e Jundiaí.


Figura 2 - Precipitação anual (mm) nos municípios das Bacias PCJ.
Fonte: CEPAGRI (2017) e IRRIGART (2013).

Para o monitoramento da precipitação na região há um total de 355 estações pluviométricas, das quais 241 estavam operacionais e 114 não-operacionais, em 2016, segundo dados da primeira revisão do Plano de Bacias PCJ 2010-2020.

Fonte: Diagnóstico Primeira revisão do Plano de Bacias PCJ 2010-2020.