Equipe da Agência PCJ

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FUNCIONÁRIOS

Alexandre Silva
Eduardo Cury
Eduardo Léo
Elaine Campos
Fábio Coca
Ivanise Milanez
Ivens Oliveira
Juliana Guilmo
Kátia Gotardi
Laïs Spinelli
Leonardo Baumgratz
Maria Eugênia
Patrícia Barufaldi
Sérgio Razera
Tony Segatto
Vanessa Longato

ESTAGIÁRIOS

Bruno Aranda
Carolina da Costa
Gabriela Ribas
Italo Rafael Guedes
Laissa Ramos dos Reis
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FUNCIONÁRIO

Alexandre Henrique Bicudo da Silva.

Analista de Sistemas, formado pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep).

Possui certificação MCSA em 2008, certificação ITIL v3 em 2008 e certificação CCNA em 2010.

Na Agência das Bacias PCJ, atua como Analista de Informática e administra a rede de computadores. Está na entidade desde 13 de março de 2011.

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FUNCIONÁRIO

Eduardo Massuh Cury.

Administrador de empresas, formado pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Especialista em finanças.

Na Agência das Bacias PCJ é o Coordenador Administrativo. Está na entidade desde janeiro de 2011. Anteriormente, em fevereiro de 2007, iniciou suas atividades na Agência de Água PCJ, que exercia as funções de entidade delegatária através de contrato de gestão firmado com a Agência Nacional de Águas, trabalho este que se estendeu até dezembro de 2010.

Cabe à Coordenação Administrativa da Agência das Bacias PCJ, entre outras tarefas, desenvolver atividades no setor de compras, licitações e contratos administrativos, bem como acompanhar todos os processos, com apoio da Assessoria Jurídica. Também é função desta coordenação subsidiar as ações de outros setores da Agência das Bacias PCJ e dos Comitês PCJ.

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FUNCIONÁRIO

Eduardo Cuoco Léo

Gestor Ambiental, formado pela Escola Superior de Agricultura ‘Luiz de Queiroz’ – ESALQ/USP. Possui mestrado em Ciências e sua área de concentração é Ecologia Aplicada na ESALQ/USP, curso que concluiu em 2014.

Na Agência das Bacias PCJ, é o Coordenador de Sistemas de Informações. Atua na entidade desde fevereiro de 2011.

A grosso modo, em sua área de atuação são desenvolvidos projetos envolvendo sistemas de monitoramento hídrico, apoio à cobrança pelo uso de recursos hídricos, sistemas para disponibilização de informações e suporte à decisão, elaboração de relatórios técnicos e o desenvolvimento de estudos para subsídios ao enquadramento dos corpos d’ água e ao planejamento de recursos hídricos nas bacias PCJ.

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FUNCIONÁRIA

Elaine Franco de Campos

Engenheira Civil, formada pela Universidade Federal de Uberlândia.

Doutoranda em Engenharia Civil, com ênfase em Recursos Hídricos, Energéticos e Ambientais na Universidade Estadual de Campinas, Mestre em Engenharia Civil com ênfase em Recursos Hídricos, Energéticos e Ambientais, na Universidade Estadual de Campinas; Pós-Graduada em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável-Modalidade Especialização; Pós-Graduada em Gerenciamento Produtivo de Projetos-Modalidade Especialização.

Na Agência das Bacias PCJ, é Coordenadora de Projetos, desde abril de 2008, já que iniciou suas atividades na Agência de Água PCJ.

São diversas as funções desempenhadas pela coordenação de projetos, como: execução das etapas do processo de distribuição de recursos do Fehidro e das Cobranças PCJ; acompanhamento dos empreendimentos com os agentes técnicos e financeiros e órgãos gestores; liberação para transferência de recursos financeiros aos tomadores; além de realização de visitas periódicas aos empreendimentos, documentando a evolução dos investimentos;

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FUNCIONÁRIO

Fabio de Faria Coca

Técnico em Informática pelo Colégio Técnico de Limeira, da Universidade Estadual de Campinas e Graduado em Geografia pelo Instituto de Ciências Aplicadas (Isca Faculdades), de 2006 a 2008, Limeira (SP).

No momento, cursa Especialização em Gerenciamento de Recursos Hídricos, com conclusão prevista para 2016.

Na Agência das Bacias PCJ é Auxiliar Técnico da Coordenação de Gestão, desde junho de 2012.

Entre suas atividades, está a elaboração do relatório de acompanhamento do Contrato de Gestão nº 003/2011 entre ANA e a Agência das Bacias PCJ; auxilia na construção de mecanismos para a constituição de entidade equiparada com o Instituto Mineiro de Gestão das Águas - Igam, com vistas à aplicação dos recursos financeiros arrecadados pela cobrança pelo uso da água em rios de domínio do estado de Minas Gerais, proporcionando apoio aos CBH-PJ; acompanha as atividades de ampliação da participação dos diversos segmentos na gestão dos recursos hídricos na área de atuação do CBH-PJ (MG); entre outras atividades.

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FUNCIONÁRIA

Ivanise Pachane Milanez

Jornalista, formada pela Universidade Estadual Paulista ‘Júlio de Mesquita Filho’ – Unesp/Bauru.

Especialista em Gerenciamento Ambiental pela Escola Superior de Agricultura ‘Luiz de Queiroz’, ESALQ/USP.

Na Agência das Bacias PCJ é Assessora de Comunicação, desde outubro de 2008, já que ingressou na Agência de Água PCJ, em outubro daquele ano.

Na entidade, juntamente com sua equipe atua na comunicação social, produzindo materiais institucionais e informativas para divulgação do trabalho realizado pela Agência das Bacias PCJ e Comitês PCJ, cuja área de atuação abrange 76 municípios que totalizam mais de 5 milhões de habitantes, sendo o grande desafio da comunicação levar informação aos cidadãos sobre gestão dos recursos hídricos nas Bacias PCJ, de forma clara, simples e objetiva.

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FUNCIONÁRIO

Ivens de Oliveira

Diretor Administrativo e Financeiro

Bacharel em Ciências Econômicas e Mestre em Engenharia de Produção – Área de Concentração Gestão e Estratégias, ambos os títulos obtidos pela Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP.

Está na entidade desde janeiro de 2011, onde foi o Coordenador Administrativo. A partir de novembro de 2013 assumiu a Direção Administrativa e Financeira da Agência das Bacias PCJ. No período de 2007 a 2010, atuou como Analista Administrativo, exercendo atividades do Consórcio PCJ, da qual foi parte integrante a Agência de Água PCJ, entidade delegatária do Contrato de Gestão com a ANA-Agência Nacional de Águas.

Cabe à Direção Administrativa e Financeira acompanhar e supervisionar os trabalhos relativos às atividades administrativas, financeiras, elaborar relatórios ou instrumentos equivalentes firmados com os órgãos gestores da administração púbica federal e estadual. Amparado pela área técnica, o setor é responsável por realizar e supervisionar a cobrança pela utilização dos recursos hídricos nas bacias PCJ, além de atividades de outras atividades de monitoramento, supervisão e planejamento.

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FUNCIONÁRIA

Juliana Prado Guilmo.

Possui o segundo grau completo e é auxiliar administrativa na Coordenação de Apoio ao Sistema de Gestão de Recursos Hídricos. Está na entidade desde agosto de 2011.

Entre as suas atividades estão, a gestão de documentos, como atas e listas de presença das Câmaras Técnicas dos Comitês PCJ, encaminhamento de documentos para disponibilização no site dos Comitês, gerenciamento do banco de dados da Secretaria Executiva, a SE e apoio nas várias ações que a SE coordena. A equipe da SE é o elo entre os Comitês PCJ, órgãos públicos, entidades e a sociedade como um todo, garantindo o fluxo de informações e discussões entre os mesmos. Além de dar suporte em reuniões e fomentar a discussão de temas pertinentes no âmbito dos Comitês PCJ.

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FUNCIONÁRIA

Katia Rossi Gotardi Piccin

Formada em biologia pela Universidade Metodista de Piracicaba, possui Pós-Graduação Latu-Sensu em Ecoturismo e Educação Ambiental.

Está na Agência das Bacias PCJ desde outubro de 2011, como Coordenadora de Gestão, sendo suas principais atividades: acompanhar o contrato de gestão celebrado entre a Agência das Bacias PCJ e a Agência Nacional de Águas, priorizando a pontualidade de atendimento aos prazos pré-estabelecidos, a elaboração do relatório de acompanhamento do contrato de gestão nº 003/2011 entre ANA e a Agência das Bacias PCJ, dando suporte para a área técnica do CBH-PJ e para a área de Conservação e Proteção dos Mananciais, acompanha ações e discussões junto a CT-RN e CT-RURAL com a participação da Presidência e Diretoria Técnica da entidade.

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FUNCIONÁRIA

Laïs Maria Spinelli

Formada em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia.

Na Agência das Bacias PCJ é analista administrativa e está no apoio a coordenação administrativa e financeira. Ingressou na entidade em 1º de março de 2012.

Entre suas atribuições rotineiras estão, as coletas de preços, orçamentos diversos, controle de materiais de almoxarifado, entrada e saída de documentos, protocolos de documentos, contatos com prestadores de serviços, apoio na montagem de processos administrativos para arquivamento de documentos e suporte aos processos licitatórios da Agência das Bacias PCJ.

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FUNCIONÁRIO

Leonardo Lucas Baumgratz

Engenheiro agrônomo formado pela Escola Superior de Agricultura Superior de Agricultura ‘Luiz de Queiroz’, ESALQ/USP. Está concluindo a pós-graduação na FUMEP em especialização em gerenciamento de recursos hídricos.

Na Agência das Bacias PCJ é Analista Técnico, desde janeiro de 2012.

Trabalha para recomposição e proteção dos mananciais e das Áreas de Preservação Permanente (APP) hidrológicas.

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FUNCIONÁRIA

Maria Eugenia Martins

Engenheira Agrônoma e Engenheira Florestal, formada pela Escola Superior de Agricultura ‘Luiz de Queiroz’, ESALQ/USP. Possui Doutorado em Recursos Hídricos na UNICAMP, Mestre em Hidráulica e Saneamento pela USP e Especialista em Gestão Pública na UCDB/PORTAL EDUCAÇÃO.

Está na Agência das Bacias PCJ, desde 1º de novembro de 2011, é Analista Técnica e atua na área de Proteção de Mananciais.

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FUNCIONÁRIA

Patrícia Gobet de Aguiar Barufaldi

Patrícia Gobet de Aguiar Barufaldi, Engenheira Civil e Engenheira de Segurança do Trabalho, formada pela Escola de Engenharia de Piracicaba, EEP/FUMEP.

Diretora Técnica da Agência das Bacias PCJ desde maio de 2012, é responsável pelas atividades de 3 das suas Coordenações: Coordenação de Projetos, Coordenação de Sistema de Informações e a Coordenação de Gestão.

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FUNCIONÁRIO

Sergio Razera

Economista, formado pela Universidade Metodista de Piracicaba. É o Diretor Presidente da Agência das Bacias PCJ e está na Agência das Bacias PCJ, desde 4 de março de 2010, quando a Fundação passou a ser Pessoa Jurídica.

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FUNCIONÁRIO

Tony Douglas Segatto

Formado em Administração Pública pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP e possui MBA em Administração de Empresas pela Faculdade Internacional de Curitiba – UNINTER.

Na Agência das Bacias PCJ é o coordenador financeiro, está na entidade desde janeiro de 2014, sendo sua coordenação responsável pelas rotinas administrativas da cobrança pelo uso dos recursos hídricos, pelo processamento de contas a pagar e a receber e por efetuar os repasses financeiros demandados pela Coordenação de Projetos.

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FUNCIONÁRIA

Vanessa Cristina Bortolazzo Longato

Formada em Engenharia Ambiental pela Escola de Engenharia de Piracicaba, EEP/FUMEP. Especialista em Gerenciamento de Recursos Hídricos.

Na Agência das Bacias PCJ é Coordenadora da Secretaria Executiva dos Comitês PCJ, a Coordenação de Apoio ao Sistema de Gestão de Recursos Hídricos, desde janeiro de 2011.

Desempenha diversas funções na secretaria-executiva, tais como organização de reuniões, envio de documentos, divulgação de ações, organização de agenda, preparação de processo eleitoral, entre outras. Algumas das atividades são: organização interna, planejamento das atividades dos Comitês PCJ, comunicação, mobilização social, organização e capacitação para eventos diversos.

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ESTAGIÁRIA

Gabriela Ribas

Estagiária na Secretaria Executiva dos Comitês PCJ, aluna de Gestão Ambiental, 4º ano da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, ESALQ-USP. Auxília e elabora na produção de atas e listas de presenças das câmaras técnicas dos Comitês PCJ, faz ainda encaminhamento de documentos para disponibilização no site dos Comitês, gerenciamento do banco de dados da Secretaria Executiva, apoio nas diversas ações em que a Secretaria Executiva coordena, oferece suporte em reuniões e fomenta as discussões de temas relevantes para a gestão dos recursos hídricos e para os Comitês PCJ.

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ESTAGIÁRIA

Bruna Juliani

Estagiária da Coordenação de Gestão, aluna do quinto ano do curso de Gestão Ambiental pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq/USP). Colabora prestando apoio no que se refere ao acompanhamento técnico dos contratos de prestação de serviços assinados pela Agência das Bacias PCJ relacionados às temáticas ambiental e florestal, inerentes à adequação ambiental/restauração ecológica em propriedades rurais pertencentes às Bacias PCJ.

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ESTAGIÁRIA

Carolina da Costa Trindade

Estagiária na Coordenação Financeira em conjunto com a Secretaria Executiva, aluna do 5º semestre de Ciências Econômicas na Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP - Taquaral). Colabora prestando apoio no que se refere ao acompanhamento de pagamentos e processos da área com a consultoria, auxílio na conferência de documentos, lançamentos financeiros da área e no controle e fornecimento de diárias.

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ESTAGIÁRIO

Italo Rafael Guedes

Estagiário na Comunicação Social e Presidência, aluno de Publicidade e Propaganda Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP - Taquaral), está no 6º semestre, 3º ano. Colabora com as produções gráficas, folders, banners, peças para redes sociais, newsletters, fotos, apoio em pequenos textos, relatórios, informativos e outros materiais institucionais tanto da Agência quanto dos Comitês PCJ.

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ESTAGIÁRIA

Laissa Ramos dos Reis

Estagiária na Coordenação de Gestão, aluna do Curso de Gestão Ambiental, Universidade de São Paulo (ESALQ), 5º ano. Na Coordenação de Gestão auxilia no acompanhamento e desenvolvimento das metas e indicadores do 2º Termo Aditivo do Contrato de Gestão nº 03/ANA/2011, bem como, na elaboração do Relatório de Prestação de Contas do contrato e dá suporte institucional ao Comitê PJ, o comitê mineiro das Bacias PCJ.

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ESTAGIÁRIO

Bruno Aranda

Estagiário da Coordenação de Apoio ao Sistema de Gestão de Recursos Hídricos, orientado pela coordenadora, Engª Vanessa Cristina Bortolazzo Longato. É estudante de Gestão Ambiental do 8º semestre (4º ano) na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ) da Universidade Estadual de São Paulo (USP) e possui experiência em Educação Ambiental, SGA e Certificações. Na Coordenação, auxilia na elaboração na produção de atas e listas de presenças das câmaras técnicas dos Comitês PCJ, faz encaminhamento de documentos para disponibilização no site dos Comitês, gerenciamento do banco de dados da Secretaria Executiva, além de apoiar nas diversas ações em que a Secretaria Executiva coordena, oferece suporte em reuniões e fomenta as discussões de temas relevantes para a gestão dos recursos hídricos e para os Comitês PCJ.

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